Bandas macaenses iniciam preparação
11/07/2018 18:30 - Atualizado em 12/07/2018 18:36
Divulgação
Escolas macaenses se preparam para o desfile cívico de 205 anos de fundação da vila de Macaé. Alunos integrantes do projeto Bandas Escolares iniciaram, nessa quarta-feira (11), os ensaios, com o objetivo de participar da programação, que será no dia 29, às 9h, em Imbetiba.
Este ano, a programação do desfile contará com 11 bandas das seguintes unidades escolares: Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Elza Ibrahim (Ajuda), Paulo Freire (Lagomar), Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Oscar Cordeiro (Aeroporto), Leonel Brizola (Barra) e Maria Isabel Damasceno Simão (Centro). A lista também conta com Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros), Carolina Curvelo Benjamin (Trapiche), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e Tarcísio Paes de Figueiredo (Bicuda).
Segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, o projeto Bandas Escolares segue a determinação da lei 13.278-2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. “Em ações como estas, conseguimos despertar nos alunos o interesse pela área cultural, proporcionando novas perspectivas para os estudantes”, ressalta.
Projeto — Com cerca de 500 participantes, o projeto Bandas Escolares tem como proposta estimular a permanência na sala de aula, preparar os alunos para se transformarem em cidadãos críticos, propiciar a aproximação da família e permitir que talentos sejam valorizados e reconhecidos.
As bandas escolares contam com a atuação de instrutores concursados que levam ensinamentos da música, disciplina, concentração, postura e expressão.
Muitos instrutores são ex-alunos e integrantes de corporações. Eles também fazem parte da banda da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve a música não só nas unidades escolares, mas também em instituições e outros eventos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS