IHGCG pede restauração de símbolos de Campos
10/07/2018 18:19 - Atualizado em 12/07/2018 14:51
Supcom
O prefeito Rafael Diniz recebeu, no início desta semana, representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG). O grupo apresentou uma solicitação de restauração e recuperação dos símbolos do município, como o brasão, bandeira e hino.
— Foi uma honra receber os representantes do Instituto em um debate responsável sobre a cultura como um todo no nosso município. Tratamos de temas específicos, inclusive discutidos dentro da Lei Orgânica, que são os símbolos de Campos. A configuração do desenho do brasão, a letra do hino e a forma de ele ser executado e a bandeira são elementos importantes da cultura da nossa cidade. O meu compromisso com o Instituto Histórico e Geográfico é manter as tradições e que elas sejam conservadas — ressaltou o prefeito Rafael Diniz.
De acordo com a presidente do IHGCG, Sylvia Paes, o brasão do município vem sendo descaracterizado com o passar dos anos. Ela destacou que a economia da cidade, a luta dos campistas para elevação da categoria de Vila, a energia elétrica, toda a história é contada ao analisar este símbolo municipal.
— Assim que o prefeito autorizar, por meio de lei ou decreto, será formado um grupo de trabalho para estudo e definição da forma final do símbolo municipal, respeitando a forma original criada em 1901, pelo arquiteto Miguel Clemente, e regulamentado pela Câmara através da Deliberação nº214/1951. Sobre o Hino de Campos, observamos que a interpretação divulgada por governos anteriores não é a recomendada. Uma versão com arranjo original deve ser divulgada em mídia para todas as escolas oficiais públicas e particulares do município — disse a presidente Sylvia Paes.
Também participaram do encontro a 1ª secretária do IHGCG, Carmen Eugênia Sampaio; o 1º tesoureiro, Herbson Freitas; o diretor de Acervo de História, Geografia e Ciências afins, Carlos Augusto Souto; o diretor de Acervo de Publicações e Eventos, Genilson Paes Soares; o orador oficial, Vilmar Rangel; e o integrante do Conselho Fiscal, Welligton Paes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS