"Dr. Fantástico" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 10/07/2018 17:55 - Atualizado em 12/07/2018 14:52
Divulgação
Mais um longa-metragem de sucesso do cineasta Stanley Kubrick estará na tela do Cineclube Goitacá nesta quarta-feira (11). “Dr. Fantástico” (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964) será exibido a partir das 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado no cruzamento das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos. A comédia será apresentada pela produtora cultural Luciana Portinho.
“Dr. Fantástico” conta a história de um general americano que acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.
Divulgação
No próximo dia 26, completam-se 90 anos de nascimento de Kubrick. A última obra do diretor exibida no Cineclube foi a ficção científica “2001: Uma Odisséia no Espaço” (2001: A Space Odyssey, 1968). O filme foi apresentado, no dia 20 do mês passado, pelo advogado e publicitário Gustavo Oviedo e pelo cineasta e publicitário Felipe Fernandes.
— Kubrick foi um dos grandes cineastas de todos os tempos e cada um de seus longas é um marco na história. Este diretor, que tem outros grandes filmes, como “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange, 1972) e “O Iluminado” (The Shining, 1980), trabalhou diversos gêneros, como ficção científica, terror, comédia, filme de época, de guerra, e fez ótimos trabalhos em todos eles, porque sempre se preparava muito para fazer seus projetos — falou Oviedo sobre o trabalho do cineasta.
Baseado no romance “Red Alert” (Alerta Vermelho, em tradução livre) — um thriller da Guerra Fria escrito em 1958 por Peter George —, “Dr. Fantástico” satirizou a tensão nuclear vivida pelo mundo à época. O filme foi escolhido para ser preservado pelo Registro Nacional de Filmes (National Film Registry) dos Estados Unidos. No começo deste século, os leitores da revista britânica Total Film, especializada em cinema, elegeram “Dr. Fantástico” como a 24ª maior comédia de todos os tempos.
O longa de Kubrick também teve destaque no gênero comédia ao ser classificado como o terceiro melhor filme na lista “AFI’s 100 Years…100 Laughs”, que mostra as 100 principais obras de comédia dos Estados Unidos, de acordo com o American Film Institute (Instituto Americano de Cinema, em tradução livre).
“Dr. Fantástico” — elogiado pelo crítico de cinema Roger Ebert, que disse que se trata de um filme que é, “possivelmente, a melhor sátira política do século (XX)” — foi, ainda, evidenciado em relação à direção de Kubrick. O filme obteve o quinto lugar na lista do Instituto de Cinema do Reino Unido (British Film Institute) para as melhores direções já feitas no cinema, sendo a única comédia entre os dez primeiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS