Roma, a cidade eterna
Rildo Ribeiro Júnior 09/07/2018 18:43 - Atualizado em 10/07/2018 14:36
Reconstruída várias vezes, a cidade respira cultura e história, com pontos turísticos milenares e, principalmente, uma arquitetura grandiosa que impressiona todas as vezes que visitamos a capital, além da gastronomia deliciosa. Passear pelas ruelas e, de repente, encontrar algum dos diversos monumentos é o programa perfeito para quem admira a história do império romano.
Diferente da maioria das cidades europeias, para gostar de Roma, é necessário entender a cidade, respeitar os costumes do povo agitado e falastrão.
Divulgação
Como toda cidade grande, a melhor maneira para conhecer é a pé. Normalmente, a melhor região para se hospedar é pela Via Nazionale ou próximo a Fontana de Trevi. Nesses pontos, você pode dividir seu roteiro em três partes: Coliseu, Vaticano e Centro histórico.
O Anfiteatro Flavio, ou Coliseu, é o símbolo de Roma. Com uma história milenar, ele sobreviveu a muitas guerras, saques, terremotos e, principalmente, ao tempo. Ao sair do Coliseu, outras paradas obrigatórias são o Palatino e o Foro Romano, onde estão as ruínas do palácio do imperador Nero. O ticket inclui a entrada nos três pontos. Saindo dali, podemos conhecer o lindo monumento em homenagem a Vitório Emanuelle.
Divulgação
O Vaticano é uma visita obrigatória. E, para conhecer, é necessário ir à Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano e à Capela Sistina. A Basílica tem a visita gratuita. Já para o Museu e o Vaticano, é necessário comprar o ingresso, e isso pode ser feito diretamente no site do Vaticano. Assim, evita a grande fila na entrada. Na saída, uma passada no Castelo Sant’Angelo é imperdível.
O centro histórico tem todos os pontos muito próximos. Comece pela Piazza di Spagna, centro comercial de Roma. Depois, a linda Fontana de Trevi. Em seguida, o Panteão, antigo templo de adoração Romano; Piazza Navona, onde está o consulado Brasileiro e a fonte dei Quattro Fiumi. E uma ótima dica para finalizar o dia é curtir Campo de Fiore, com vários restaurantes.
Para a noite romana, o tradicional bairro de Trastevere é o point dos agitos e dos bons restaurantes. Localizado depois do Rio de Tibre, esse bairro é considerado o bairro boêmio de Roma e até hoje possui uma enorme variedade de restaurantes, bares e pequenos pubs. Imperdível!!!
Para quem tem mais tempo em Roma, um passeio de um dia a Pompeia é uma experiência única. No local, em 79 d.C., o vulcão Vesúvio entrou em erupção e foi tão rápido que os moradores não conseguiram escapar. Até hoje, são encontrados corpos petrificados pelas cinzas do vulcão.
Não deixe também de experimentar os famosos “gelatos”. Realmente, o sorvete italiano é diferente. O de “fragola” é simplesmente delicioso!
Para finalizar, não podemos deixar de falar das compras, e para isso, a Via Del Corso é o local preferido de quem adora fazer umas comprinhas, tanto de marcas famosas como pequenos souvenirs. Separe uma tarde para percorrer as lojas e mini galerias dessa rua.
Na Itália, vale muito a pena fazer um roteiro de oito a dez dias para conhecer o básico, começando por Roma, em seguida Florença e finalizando em Veneza. Você pode fazer de carro ou de trem. É rápido e prático. Arrivederci!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS