Excesso de Vitamina C
26/07/2018 06:43 - Atualizado em 26/07/2018 06:44
vitamina C
vitamina C
O uso de suplementação vitamínica no Brasil é um dos maiores do mundo ficando atrás apenas dos EUA segundo a OMS. O conceito de que em termos de vitaminas " se não fizer bem, mal não faz" é um grande equívoco. 
 Uma vitamina de consumo suplementar extremamente difundido é o ác. ascórbico. A vitamina C é um antioxidante por excelência, ou seja inibe o efeito danoso dos chamados radicais livres, que são produtos metabólicos associados ao envelhecimento e desenvolvimento de tumores. 
Todavia, a recomendação diária mínima de vitamina C é de 90 mg/dia e os suplementos de vitamina C partem de doses que variam entre 100 mg (raros) a 2000 mg. Seja como efervescente, comprimidos ou em pó, uma ingestão de doses acima de 500 mg/dia a médio e longo prazos tem relação direta com cólicas, distensão abdominal e a formação de cálculos renais. 
Muito da fama curativa dessa vitamina advém do ditado popular "vitamina C e cama" quando nos gripávamos na infância, contudo não há artigos científicos que comprovem a melhora imunológica com a ingestão aumentada de ác. ascórbico, apenas uma leve redução no tempo de curso dos quadros gripais. 
_Aproveitemos as frutas da época e nada de exageros com suplementação: 4 morangos médios ou uma goiaba fornecem cerca de 100 mg de vitamina C e, o morango é uma das melhores frutas para dietas de emagrecimento pelo baixo índice glicêmico.
_Limões, acerola, laranja, kiwi, pitanga, dentre outras, são fontes importantes de ácido ascórbico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobre o autor

Leonardo Gama

drleonardogama2014@gmail.com

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas