Aldir Sales
19/06/2018 10:00 - Atualizado em 20/06/2018 18:39
Os eleitores de Cabo Frio e Rio das Ostras voltarão às urnas no próximo domingo (24) para escolher os novos prefeitos nas eleições suplementares. Em abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o afastamento de Marquinho Mendes (MDB) e Carlos Augusto Balthazar (MDB), respectivamente, depois de terem seus registros do pleito de 2016 cassados pelo TSE por causa da Lei da Ficha Limpa.
Com o tempo reduzido para a campanha fora de época e a grande quantidade de candidatos, a disputa promete ser acirrada. Ao todo, seis postulantes registraram suas candidaturas para concorrer ao pleito fora de época na principal cidade da Região dos Lagos. A maior curiosidade fica por conta do prefeito eleito em 2016 e cassado pelo TSE, Marquinho Mendes (MDB), que teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral da primeira instância por causa da Lei da Ficha Limpa, mas vai concorrer sob recurso mesmo assim.
Além de Mendes, outra candidata teve o registro indeferido em primeira instância é a de Cristiane Fernandes (PSDB). Candidata a vice na chapa de Dr. Adriano (Rede), derrotada em 2016, Fernandes trocou o PRP pelo PSDB para concorrer à Prefeitura. No entanto, a Justiça Eleitoral de Cabo Frio considerou que Cristiane entregou a documentação fora de prazo. Ela ainda recorre da decisão.
Segundo colocado na última eleição com 22% dos votos, Dr. Adriano voltará a concorrer ao cargo, mas, desta vez, terá como vice Felipe Monteiro (PC do B). Outro candidato no último pleito, Carlos Augusto Felipe, o Carlão (PHS), é outro que lançou novamente seu nome para a eleição suplementar do próximo domingo.
Outros nomes que estarão como opções nas urnas dos cabofrienses serão o vereador Rafael Peçanha (PDT) e o professor universitário Leandro Cunha (Psol).
Pesquisa — Na última semana, o instituto Opinium divulgou uma pesquisa de intenção de votos em Cabo Frio. Na espontânea, de acordo com a sondagem, Dr. Adriano aparece com 30%; seguido de Marquinho Mendes, com 19%; Rafael Peçanha, com 5%; e Cristiane Fernandes, com 1%. Brancos e nulos somam 18% e não souberam ou não responderam ficou com 27%. Os demais candidatos não atingiram 1%.
Na pesquisa induzida, Dr. Adriano soma 38%; Marquinho Mendes tem 25% e Rafael Peçanha atingiu a marca de 6%, enquanto Cristiane foi lembrada por 1%. Brancos e nulos representam 18% do eleitorado neste cenário, com 12% de quem não sabe ou não quis responder.
A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-00662/2016 no dia 4 de junho. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de junho e ouviu 600 pessoas em Cabo Frio.