Jonatha Lilargem, Verônica Nascimento e Victor de Azevedo
26/06/2018 11:19 - Atualizado em 27/06/2018 13:34
Agentes da Defesa Civil interditaram, na manhã desta terça-feira (26), o prédio do antigo Hotel Flávio — localizado na rua Carlos de Lacerda, no Centro de Campos — e regiões próximas, devido ao risco de novo desabamento. Parte do imóvel desmoronou no último fim de semana, levando à suspensão das atividades de um cartório que funciona ao lado do prédio. Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, os proprietários do prédio deverão apresentar, nesta quarta-feira (27), uma solução ao Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam). O trânsito no trecho compreendido entre as ruas Carlos de Lacerda e Sete de Setembro também foi interditado pela Guarda Civil Municipal.
Comerciantes de lojas próximas ao prédio foram notificados sobre a situação, a exemplo de uma clínica que fica próxima aos fundos do local. Um estacionamento localizado ao lado do hotel também foi interditado e não pode receber nenhum veículo. O cartório do 6º Ofício, que fica ao lado do Hotel Flávio, foi atingido por uma pequena parte da estrutura do prédio que caiu.
“Têm ocorrido audiências desde 2004, porque é um prédio tombado, mas, nas últimas semanas, têm ocorrido desabamentos recorrentes. Nós já viemos aqui duas ou três vezes. No sábado, aconteceu um mais forte, e os bombeiros estiveram aqui. E ontem (segunda), estivemos aqui e vimos que a situação está bem crítica. Por esse fato, comunicamos a todos que trabalham no entorno do Hotel Flávio”, afirmou major Edison Pessanha.
Desabamento do antigo Hotel Flávio
Desabamento do antigo Hotel Flávio
Desabamento do antigo Hotel Flávio
Desabamento do antigo Hotel Flávio
Desabamento do antigo Hotel Flávio
Desabamento do antigo Hotel Flávio
Desabamento do antigo Hotel Flávio
Ainda de acordo com Edison, o risco de acidentes em áreas próximas ainda existe.
“No estacionamento que divide parede com o hotel, não está podendo parar nenhum veículo. Estamos tomando medidas preventivas para evitar qualquer acidente que envolva pessoas e, até agora, não aconteceu nenhum. A Defesa Civil está aqui para isso e vamos ver, junto aos outros órgãos e com os proprietários do hotel, quais medidas serão adotadas daqui para frente”, afirmou.
Na manhã desta terça-feira, aconteceu uma reuniãodo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) e a situação do antigo Hotel Flávio esteve na pauta. Construído no século XIX e com mais de 170 anos, o prédio foi abandonado há vários anos.
A construção pertence a membros da família Carneiro Mendonça, ligada ao histórico comendador José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama. Até o momento, nenhuma medida foi adotada. Em 2011, os proprietários foram notificados, no Rio de Janeiro, pelo Ministério Público, sobre a precariedade da estrutura e consequente risco de acidentes. Nada foi feito.