Um adolescente de 17 anos foi baleado em uma troca de tiros próximo a escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, no início da tarde desta quinta-feira (14), no Parque Santa Rosa, no subdistrito de Guarus, em Campos. O caso aconteceu na rua Juiz Antônio Braga e, de acordo com o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Fabiano de Souza, o confronto aconteceu entre traficantes de facções rivais. A Prefeitura de Campos informou, através de nota, que um tiro chegou a atingir o vidro da unidade, mas nenhum aluno ficou ferido. Em março deste ano, algumas escolas do bairro chegaram a ficar fechadas após alguns cartazes serem colados, em postes do lugar, com mensagens impondo lei e criando uma suposta rede de proteção por parte do tráfico, ao exigir respeito a professores, alunos e comerciantes da área. Aos que desrespeitassem o aviso, o cartaz alertava: “quem não abraçar o papo, o papo vai abraçar”.
O caso desta quinta-feira, que aconteceu por volta de 12h20, assustou os alunos e professores da unidade. A Polícia Militar informou que recebeu denúncias de moradores e funcionários do colégio, que ouviram barulho de vários disparos. Equipes da PM estiveram no local para reforçar a segurança.
O adolescente ferido foi socorrido para o Hospital Ferreira Machado (HFM). De acordo com a assessoria da unidade, ele foi atingido por tiros no braço e perna e se encontra lúcido, em estado estável.
O comandante da PM confirmou a troca de tiros e falou sobre reforço policial no lugar.
— Eu reforcei o policiamento no bairro. Realmente foi devido à briga de facções. O que foi baleado tem 17 anos, mas não é aluno da escola — disse o comandante, ressaltando que a população deve usar o Disque Denúncia, dispositivo que confere o anonimato do denunciante e auxilia a polícia na captura de suspeitos e elucidação de crimes.
A nota da Prefeitura de Campos informou, ainda, que "a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) comunica que a situação de violência no bairro Santa Rosa vem sendo, amplamente, divulgada pela imprensa e que a questão de segurança pública é atribuição do governo estadual, através das polícias. Nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14) houve troca de tiros nas imediações das unidades e um tiro chegou a atingir o vidro da janela de uma escola. Nenhum aluno foi atingido. Nestes dias, os estudantes precisaram ser liberados mais cedo. O secretário de Educação, Brand Arenari, entrou em contato com o comandante da Polícia Militar relatando o ocorrido e solicitando reforço do policiamento local", completou.
Cabe ressaltar que o Parque Santa Rosa, assim como os parques Eldorado, Bandeirantes Custodópolis, Santa Clara, Prazeres e Codin, faz parte de uma das áreas de conflito mais perigosas do interior fluminense, que já foi conhecida como “Faixa de Gaza” entre policiais e, hoje, começa a ser comparada até com a Síria. Inclusive, na tarde dessa quarta-feira (13), na mesma rua, um homem foi
baleado na perna enquanto pedalava em uma bicicleta.