EUA, México e Canadá vão sediar o Mundial em 2026
13/06/2018 19:06 - Atualizado em 14/06/2018 18:54
Presidente Putin no 68º Congresso da Fifa
Presidente Putin no 68º Congresso da Fifa / Divulgação-Kremlin
A Copa do Mundo de 2026 será disputada por 48 seleções e em três países: Estados Unidos, México e Canadá. A candidatura norte-americana derrotou por 134 votos a 64 a do Marrocos, que contou com o voto do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Antonio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes. A decisão foi anunciada nesta quarta, durante o congresso da Fifa, em Moscou.
Ao votar na candidatura do Marrocos, Coronel Nunes quebrou um acordo feito pelos integrantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que apoiaram o trio norte-americano, com exceção da entidade brasileira. Questionado pela imprensa, o presidente da CBF citou o fato de os Estados Unidos e o México já terem sediado Copas do Mundo, enquanto Marrocos nunca recebeu o Mundial. Depois, tentou desviar o foco: “É só um voto”.
A maior parte dos jogos da Copa-2026 acontecerá nos Estados Unidos. O país receberá 60 partidas, inclusive a final, enquanto o México e o Canadá dividirão os 20 jogos restantes.
O presidente estadunidense, Donald Trump, teve participação na campanha da candidatura vencedora. Em carta enviada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, Trump prometeu conceder vistos “sem preconceitos” a atletas, dirigentes e fãs de todos os países que disputarem a Copa.
Antes de 2026, haverá o Mundial de 2022, no Catar. O de 2030 ainda não tem local definido. A única candidatura oficialmente lançada é a de Argentina, Paraguai e Uruguai. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS