A seleção brasileira enfrenta a Áustria, neste domingo (10), às 11h, em Viena, em mais um amistoso para Copa do Mundo, que começa no próximo dia 14, na Rússia. O Brasil busca manter sua invencibilidade contra a seleção austríaca.
A seleção brasileira desembarcou na última sexta, em Viena. Aguardados por dezenas de torcedores na entrada do hotel, jogadores e comissão técnica chegaram com um atraso de quase três horas e entraram pelos fundos, discretamente, a pedido do estabelecimento. O Brasil entrará em campo com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. No entanto, é improvável que Neymar jogue os 90 minutos.
O técnico Tite confirmou a equipe que já havia mostrado nos treinamentos, e ressaltou que a proximidade de estrear no Mundial diante da Suíça, no dia 17, fará deste amistoso em Viena o mais difícil de todos no aspecto emocional.
— Tento fazer meu melhor a cada dia, senão a coisa fica emocionalmente muito opressora. Temos um desafio nesse jogo, talvez seja o pior emocionalmente para jogar. Por que? Porque é a semana que antecede a estreia e há fatos de desempenho, risco de lesão, de perda de confiança. Tudo fica aflorado. O desafio é manter o desempenho para manter confiança e seguir nosso trabalho — destacou o técnico.
Invencibilidade - A seleção brasileira enfrentou a Áustria nove vezes com seis vitórias brasileiras e três empates. A seleção marcou 14 gols e sofreu apenas cinco. A mais recente partida entre Brasil e Áustria ocorreu em 2014, com Dunga no posto que hoje é ocupado por Tite. O time nacional venceu por 2 a 1, com gols marcados por David Luiz e Roberto Firmino.
Rua Maestro Lourenço enfeitada para a Copa
Rua Maestro Lourenço enfeitada para a Copa
Rua Maestro Lourenço enfeitada para a Copa
Decoração nas ruas ganha mais animação
No clima da Copa, as ruas de Campos começam a ficar mais enfeitadas com a proximidade do início oficial dos jogos. Neste sábado, moradores da rua Maestro Lourenço Soares, no bairro IPS, se mobilizaram para decorar e torcer para o Brasil rumo ao hexacampeonato.
— Na última Copa sofremos com o 7 a 1 e isso acabou afetando todo mundo e acho que isso fez com que as pessoas ficassem sem vontade de decorar as ruas. Mas aqui nós estamos bem animados e empolgados — disse a moradora Inácia Chagas ao ressaltar que começaram a fazer a ornamentação da rua na noite da última sexta-feira.
Moradores da Princesa Isabel entraram no clima da Copa
Moradores da Princesa Isabel entraram no clima da Copa
Moradores da Princesa Isabel entraram no clima da Copa
Moradores da Princesa Isabel entraram no clima da Copa
Moradores da Princesa Isabel entraram no clima da Copa
Moradores da Princesa Isabel entraram no clima da Copa
Princesa Isabel também já está preparada
Próximo dali, outro endereço que começou a ganhar as cores verde e amarelo foi a rua Princesa Isabel, no trecho entre as ruas Doutor Beda e dos Goitacazes. Desde 1982, totalizando 36 anos de tradição e sendo a 10ª Copa, que os moradores deste trecho se juntam para decorarem a rua de verde e amarelo e comemorarem as vitórias do Brasil.
A decoração vai de fitas com as cores da seleção brasileira à bandeiras. Os postes e meio fio também ganharam nova cor, como forma de externar a paixão do torcedor.
Álbum utilizado para incentivar aprendizado
Mais do que uma indústria do entretenimento ou competição esportiva, a Copa do Mundo serve como espaço de congraçamento e integração entre países. Para muitas escolas, uma grande oportunidade de incentivar seus alunos a somar conhecimentos de geografia, cultura e história dos países envolvidos no Mundial.
Em Campos, a escola Sementinha do Céu, em Guarus, aprovou um projeto idealizado pelo funcionário público Robson Luis Chagas, que montou um álbum de figurinhas sobre a Copa, que tem feito a alegria e despertado interesse e curiosidade dos estudantes.
Além do somatório dos conhecimentos, os trabalhos contêm aspectos lúdicos como sorteios de brindes, pipas e sanduíches. “Minha parte foi apenas apresentar a ideia, confeccionar o material e montar o álbum de figurinhas para os alunos colarem”, afirmou Robson. (A.N.) (P.R.P.) (M.S.)
Fotos: Lucas Figueiredo - CBF, Rodrigo Silveira e Leitor Sérgio Gomes