Dora Paula Paes
15/06/2018 20:57 - Atualizado em 19/06/2018 13:37
Trabalho de forma integrada através de um consórcio intermunicipal. Essa foi a proposta consenso durante a realização do workshop “Avança Rio – o desenvolvimento está no interior”. O evento reuniu representantes dos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, nesta sexta-feira, no Cine Teatro São João, em São João da Barra.
A mesa de abertura contou com a anfitriã, a prefeita Carla Machado, além dos prefeitos de Campos, Rafael Diniz; de Italva, Margareth Soares; de Quissamã, Fátima Pacheco; de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; de São Fidélis, Amarildo Alcântara; dos presidentes da Firjan, Fernando José Coutinho Aguiar, da Agevap, André Marques, do Conselho das secretarias municipais de Meio Ambiente (Cosemma), Juarez Noé; e do vereador sanjoanense Alex Firme.
Carla Machado apontou o evento como uma oportunidade para discutir temas que são de interesse da região. “É importante o que a Firjan e a Agevap estão fazendo, reunindo representantes dos 22 municípios para discutir o futuro da região, pautando ações que possam contribuir para esse desenvolvimento”, pontuou a prefeita. Ela também destacou que é preciso a união de esforços com metas e objetivos claros para a discussão de uma pauta que vise o bem comum da região.
O presidente da Firjan, Fernando Aguiar, chamou atenção dos gestores municipais para a união de municípios de outras regiões e de outros estados, no sistema de consorcio. “Não há estrutura de desenvolvimento sem a união de esforços e a proposta da Firjan é promover esse desenvolvimento na região, para nos colocar em igualdade com essas cidades”, pontuou.
Comungando do mesmo propósito, Rafael Diniz reforça que a necessidade do trabalho de forma integrada. “Entendemos que trabalhar de forma integrada é uma questão consolidada entre todas as lideranças políticas aqui presentes. Se trabalhar de forma unida já é difícil, imagina de maneira individual. Diante disso, sabemos que o fortalecimento da nossa região passa necessariamente pelo fortalecimento de cada município e, consequentemente, a transformação do Estado do Rio de Janeiro, que hoje enfrenta grandes dificuldades”, explicou.
O prefeito de Campos lembrou que a ideia do consórcio intermunicipal é uma ideia debatida desde o início da sua gestão. “Quando nós promovemos o desenvolvimento da nossa cidade, nós também promovemos o desenvolvimento da cidade vizinha e hoje sabemos que não existe vaidade entre as lideranças na nossa região. O objetivo comum é fortalecimento regional”, finaliza.
O “Avança Rio” foi promovido pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), pela Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro (Firjan) e pela Prefeitura de São João da Barra, com apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil (12ª. Subseção), do Conselho Intermunicipal de Secretários de Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense (COSEMMA) e do Grupo Folha.