Estimativa de 6% no comércio
Paulo Renato Porto 11/06/2018 21:54 - Atualizado em 13/06/2018 13:36
Com uma estimativa de vendas entre 5% e 6% a mais em relação à mesma data do ano passado, o comércio de Campos estendeu nessa segunda-feira o horário para as vendas por conta do Dia dos Namorados. O horário de encerramento do expediente vai até 18h, mas ontem a quase totalidade das lojas dilatou o período de atendimento entre 19h. Nos shoppings, a rotina de funcionamento também foi alterada. Roupas, perfumes, relógios, bijouterias e outros mimos estão entre os mais procurados.
— O Dia dos Namorados continua sendo uma data importante para o comércio lojista. É o terceiro dia do calendário comercial, depois do Natal e do Dia das Mães, daí essa expectativa que seja um dia especial de boas vendas— disse o gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas, Nilton Miranda.
Mesmo no período de uma crise que se arrasta indefinidamente ainda com péssimos indicadores econômicos, o romantismo e o hábito de presentear entre casais de namorados resistem. Através da mídia ou redes sociais, as lojas lançam campanhas promocionais para atrair clientes nestas datas.
— Se há crise ela não passou por aqui, porque, felizmente, aqui não sentimos esse reflexo. Desde a semana retrasada lançamos uma campanha do jeans a preços atraentes, que coincidiu também com o Dia dos Namorados. Foi um tremendo sucesso de vendas. As pessoas continuam a manter aquele hábito da troca de presentes — disse Isabela Viana, gerente de uma loja do calçadão da rua Santos Dumont.
Depois de uma queda abrupta nos negócios em maio, por causa da greve dos caminhoneiros, que quase paralisou o Brasil durante 10 dias, os lojistas buscam recuperar os prejuízos. A vendedora Cristiane Bastos explicou que, o movimento tem sido bom, embora o volume de vendas esteja sendo inferior ao do ano passado.
—Em termos visita de pessoas, de procura por presentes, o dia foi bem movimentado. Mas o volume de vendas é inferior ao do ano passado. Este ano as pessoas têm comprado presentes mais acessíveis, somente para manter o hábito de lembrança de presentear — afirmou.
Algumas lojas apostam no pós-venda e aproveitam para fidelizar clientes. Cristiane conta que, ao fazer a primeira compra, é feito um cadastro, para depois os clientes receberem ligações perguntando sobre a satisfação com o produto, e novidades sempre são enviadas pelo WhatsApp. “Eles sempre voltam, seja pelo produto ou pelo atendimento”, disse.
Já a vendedora Késia Azevedo disse que o movimento caiu bastante em relação ao ano passado, reflexo de uma crise que já deixou mais de 14 milhões de desempregados, cenário em que Campos, obviamente, se insere.
— Tive um movimento de vendas de R$ 1 mil. No ano passado eu já tinha vendido entre R$ 2 a R$ 3 mil. Vamos torcer para que amanhã (hoje) seja melhor porque o brasileiro gosta de deixar sempre para a última hora — disse.
Procon faz alerta contra práticas abusivas
O Procon/Campos elaborou uma série de cuidados que devem ser adotados antes do consumidor fechar a compra por ocasião do Dia dos Namorados.
Nesta data, aumenta a procura por flores. E de acordo com o órgão, com o aumento da demanda, há elevação de preços. Além de pesquisa sobre preço, tipo de flor e arranjo, é preciso estar atento para a entrega. “Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores, arranjo, horário, local e mensagem”, disse a diretora de Fiscalização do Procon, Lucylla Siqueira.
Quem optar por um jantar ou curtir a noite na balada, também deve estar atento para o dia não terminar amargo. Informações sobre o cardápio, preços, cobrança de couvert artístico e taxa de serviços devem estar à vista do cliente, na entrada do estabelecimento. A cobrança de consumação mínima é ilegal e a imposição de multa pela perda da comanda é considerada abusiva. A informação referente à taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, inclusive, discriminando o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.
Se for comprar roupa ou calçado, é importante se informar sobre a possibilidade de troca de tamanho, cor e modelo, pois caso o produto não tenha defeito a loja não é obrigada a trocar. Se houver comprometimento de troca, esta deverá ser por. 

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