Temer confirma Ivan Monteiro como novo presidente da Petrobras
01/06/2018 17:46 - Atualizado em 04/06/2018 13:32
Ivan Monteiro
Ivan Monteiro / Agência Brasil
O presidente Michel Temer confirmou o nome de Ivan Monteiro para ser recomendado como presidente efetivo da Petrobras. Ele falou à imprensa na noite desta sexta-feira (1), após se reunir com Monteiro no Palácio do Planalto, e afirmou que não haverá interferência na política de preços da estatal. Temer aguardou a decisão do Conselho de Administração da Petrobras, que indicou o diretor financeiro para ocupar interinamente o cargo. A troca ocorre após a decisão de Pedro Parente em deixar o comando da Petrobras, anunciada no final desta manhã.
Em pronunciamento, Temer afirmou: "Comunico que, escolhido hoje (sexta-feira) como interino, Ivan Monteiro é diretor da Petrobras e será recomendado ao Conselho de Administração para ser efetivado na presidência da Petrobras. Eu aproveito para reafirmar que meu governo mantém o compromisso com a recuperação e saúde financeira da companhia como fizemos nesses dois anos", afirmou o presidente.
O nome de Monteiro agora precisa ser confirmado novamente pelo conselho da estatal. Ele é o atual diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores da Petrobras.
Na tarde desta sexta, o Conselho de Administração da Petrobras escolheu Monteiro como presidente interino da estatal. A informação foi inicialmente divulgada pelo blog do Valdo Cruz, hospedado no site G1. Temer fez consultas para buscar o nome. Interlocutores do presidente disseram que ele analisou uma solução interna, escolhendo um dos nomes da diretoria montada por Parente. Na ocasião, dois foram citados como mais fortes: Monteiro ou Solange Guedes, diretora de exploração e produção. 
Petrobras comunica indicação de Ivan Monteiro para presidente interino
A Petrobras enviou comunicado de fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), informando a decisão de nomear interinamente o engenheiro Ivan Monteiro para a presidência da estatal. Segundo a empresa, ele acumulará as duas funções.
Monteiro chegou à estatal junto com ex-presidente Aldemir Bendine, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff. Investigado pela Lava-Jato, Bendine perdeu o cargo, mas Ivan Monteiro permaneceu e trabalhou durante os dois últimos anos ao lado de Pedro Parente, que pediu demissão do cargo de presidente da empresa nesta manhã.
Na carta de demissão, Parente diz que sua presença à frente da empresa deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente.
Confira a íntegra do comunicado da Petrobras:
"A Petrobras informa que o Conselho de Administração realizou, hoje, uma reunião extraordinária, na qual o Presidente do Conselho, com base em previsão estatutária (§3º do art. 27), indicou e nomeou o engenheiro Ivan de Souza Monteiro para o cargo de Presidente interino da companhia até a eleição do novo Presidente definitivo. O Presidente Ivan Monteiro acumulará a função de Diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado".
Fonte: G1 e Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS