Jonas Lopes Júnior condenado a 7 anos de prisão
22/06/2018 22:01 - Atualizado em 23/06/2018 13:35
O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio, Jonas Lopes de Carvalho Júnior, foi condenado pelo juiz federal Marcelo Bretas a 7 anos de prisão, no processo da Operação Quinto do Ouro, que desvendou um esquema de corrupção no TCE-RJ.
 Ele e filho, o advogado Jonas Lopes Neto, que também foi condenado, ainda terão de devolver à Justiça R$ 13,3 milhões – valor correspondente ao perdimento dos valores ilícitos, inclusive aqueles mantidos em depósito no exterior.
 De acordo com a sentença, Jonas Lopes terá de cumprir 1 ano e meio de prisão domiciliar num imóvel rural na cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais, com monitoramento eletrônico. Dois anos e seis meses serão de prestação de serviços à comunidade, por 15 horas semanais. E os 3 anos restantes serão em regime aberto, com comprovação mensal das atividades.
 A pena está de acordo com o que foi previsto no acordo de delação premiada que Jonas Lopes fechou com a Procuradoria Geral da República. A delação de Lopes foi decisiva para a Operação Quinto do Ouro, em março do ano passado, que levou 5 dos 7 conselheiros do TCE-RJ para a cadeia. Eles foram soltos dias depois, mas continuam afastados de suas funções até hoje por ordem do Superior Tribunal de Justiça.
(Fonte: G1)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]