Ponto Final - Instabilidade na telefonia móvel
19/05/2018 11:01 - Atualizado em 22/05/2018 15:06
Serviço inconstante
Usuários do serviço de telefonia móvel da operadora Claro tiveram que enfrentar instabilidades no sinal da empresa e ficaram impossibilitados de receberem e efetuarem chamadas nessa sexta-feira (18). A situação faz parecer que, assim como ocorre em outras operadoras, o serviço de telefonia móvel em Campos só é atuante na hora da cobrança de seus usuários. Atualmente, não ter como se comunicar é um grande risco a ser corrido, principalmente em momentos emergenciais. Mesmo que o problema tenha sido momentâneo, a empresa deveria estar atenta a essas falhas, pois seus usuários pagam pelo serviço e gostariam de tê-lo na melhor qualidade possível.
Não comenta
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve em Campos ontem para participar do seminário Judicialização da Saúde, além de lançar seu livro para grande público que prestigiou o evento no Trianon. Mas não quis falar sobre política. O ministro concedeu uma liminar que impede o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), condenado a quase 10 anos de prisão em primeira instância na Chequinho. Nem tentativa pode haver. A assessoria informou que em uma Campos tão “politizada”, o ministro só falaria sobre o tema do simpósio.
Juntos no combate
Todo mundo tem de colaborar. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram ontem um mutirão, que será semanal, envolvendo outros setores da Prefeitura. A ação preventiva contra o mosquito Aedes aegypti vai percorrer várias localidades. Mas não é dever só do poder público ficar atento a essas questões. Todo cidadão tem de fazer sua parte. Alias, a campanha tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter suas casas e quintais limpos.
Sem tranquilidade
Muito se fala em violência em cidades grandes e de porte médio. Campos, a maior cidade do interior do Estado, no Norte Fluminense, apareceu entre as 45 mais violentas do mundo em 2017. Andando um pouco mais, em direção ao Noroeste Fluminense, a situação não está diferente. Cidades como Itaperuna, Miracema e Santo Antônio de Pádua estão perdendo o selo de tranquilas para se viver. O tráfico de drogas tem levado terror a essa parcela da população que há apenas quatro anos ainda curtia pracinhas e dormia de janelas abertas.
Cobrança
Governadores de sete estados divulgaram ontem uma carta aberta onde cobram do governo federal a liberação de R$ 42 bilhões para a segurança pública. A carta foi assinada pelos governadores da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A promessa foi feita em março, depois de o governo Michel Temer (MDB) declarar a intervenção federal no Rio de Janeiro, na área da segurança. Contudo, apesar dos esforços dos militares, a sensação de insegurança em todo estado ainda é grande.
Protesto
Os caminhoneiros programam uma paralisação em todo país a partir de segunda-feira, se não forem atendidas uma série de reivindicações apresentadas ao governo federal. A categoria não concorda com os aumentos seguidos nos preços do diesel como vem ocorrendo. E o transporte rodoviário responde por 56% de tudo que é fabricado e consumido no país e os autônomos transportam a maior parte da carga rodoviária.
Redução de tributos
Os caminhoneiros querem redução da carga tributária sobre o diesel. Reivindicam que a alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sejam zeradas. Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. A carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade. Por conta dos reajustes diários no diesel, os caminhoneiros autônomos dizem estar no limite. E não são poucos os afetados. A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) reúne 700 mil caminhoneiros autônomos — não ligados às transportadores.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS