Com o tema, “13 de maio – reflexão pós-abolição”, a Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer e de Educação e Cultura, e o Movimento Negro Unificado (MNU) realizam, neste sábado (12), um evento na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto – antiga Casa de Câmara e Cadeia –, com palestras, oficinas e apresentações de dança e música. O objetivo é contribuir para a reflexão da condição da população negra após 130 de abolição da escravatura.
A programação será aberta às 10h, com a cerimônia de Lavagem do Cais do Imperador, próximo à Casa de Cultura. Às 11h, roda de capoeira com o mestre Chicão e com apresentação dos grupos “Abadá Capoeira” e “KBI/DE” (Coletivo de Mulheres Negras Lésbicas). Das 13h às 16h30, oficinas de capoeira, jongo, percussão afro, turbantes, tranças, maculelê, abayomi e contação de histórias. Às 17h, Dança Fitness com a professora Juliana Madeira.
Às 18h, acontecerá palestra e debate com o tema “O negro em perspectiva - 13 de maio e os efeitos do pós-abolição”. A partir das 20h, cerimônia de lançamento do MNU/São João da Barra, palestra explicativa sobre o que é o MNU e ato de filiação de membros no MNU. Às 21h, tem espetáculo de folguedo “O Samba de Roda” com a Escola de Arte e Cultura Popular Mãos Negras. Encerrando a programação, às 21h30, show com a Banda Raiz. (A.N.)