A proximidade de Campos e região com cidades do Espírito Santo tornam concursos públicos no estado vizinho atrativos. Só neste mês, dois editais têm publicações previstas: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O contrato com o Instituto AOCP que vai organizar as seleções já foi assinado pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Nylton Rodrigues. Ao todo, serão 417 vagas nos dois concursos. Para a PM serão 310 oportunidades, distribuídas pelos cargos de soldado (250), oficial (30) e músico (10). Para bombeiros, são 120 soldados e 7 oficiais. Será exigido nível médio de escolaridade.
Os salários previstos são de R$ 3.272,06 para soldados e R$ 6.716,48 para oficiais. Já estão inclusos a escala extra e o auxílio alimentação. A previsão é de que 60 mil pessoas participem dos concursos. Segundo o Governo do ES, a ideia é que as seleções sejam mais enxutas para logo recompor os efetivos na área de segurança.
O processo seletivo contará com provas objetivas, teste de aptidão física, exame psicossomático, exame de saúde, investigação social e teste toxicológico.
Outra novidade é que o Governo do Estado também contratará 20 oficiais médicos para o Hospital da Polícia Militar. Porém, as regras de como serão feitas a seleção ainda não foram divulgadas. (A.N.)