-
Sepultamento do ator Yve Carvalho
-
Sepultamento do ator Yve Carvalho
-
Sepultamento do ator Yve Carvalho
-
Sepultamento do ator Yve Carvalho
Familiares e amigos se despediram do ator e professor Yve Carvalho na tarde deste domingo (27), no cemitério Campo da Paz. O corpo de Yves foi velado, desde a meia-noite no Teatro Trianon. O ator, que faleceu na manhã de sábado (26), aos 54 anos de idade, estava internado há cerca de 70 dias no Hospital Ferreira Machado (HFM), por conta de uma insuficiência renal.
A perda para o teatro de Campos com a morte de Yves foi descrita na publicação da Folha 2 deste domingo. Ele começou no teatro nos anos 1980. Sua primeira peça foi “Blue jeans”, encenada no Teatro de Bolso (TB) sob a direção do também já falecido Félix Carneiro. A partir daí, ele fez várias peças em Campos, como “O auto do lavrador”, sob direção de Orávio de Campos. A partir da sua atuação na peça “O Noviço”, de Martins Pena, em 1986, Yve saiu de Campos, como o primeiro ator pago da planície goitacá nos palcos do Rio. Lá, ele investiu na sua formação acadêmica. Após se formar como técnico em ator na Escola de Teatro Dirceu de Mattos, também se graduou em licenciatura em teatro na Unirio.
- Sempre estivemos juntos, trabalhando no teatro. Yve era uma pessoa muito intensa, gostava de fazer arte da melhor forma. Um amigo que jamais será esquecido – disse José Sisneiro, diretor da peça campista “Auto do Ururau” que, em2005, com Yves no elenco, arrematou o prêmio Shell.
No velório, a presidente da Fundação Municipal Teatro Trianon, Cristina Lima, lamentou a perda. "Yve era uma pessoa descomplicada. Estamos muito abalados, não só eu, como amiga, mas toda a classe artística de Campos. A gente agora fica com o que aprendeu com ele", declarou.