Manifestantes realizam atos em diversas cidades do Brasil nesta terça-feira (3), véspera do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP), Lula tenta evitar sua prisão.
O julgamento foi iniciado no STF no dia 22 de março e será retomado nesta quarta-feira (4), a partir das 14h.
Os protestos ocorrem no Distrito Federal e em 23 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Com grande adesão, na Avenida Paulista, região central de São Paulo, manifestantes se reuniram no fim da tarde no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para pedir a prisão do petista. Eles foram convocados pelo grupo "Vem pra rua". Os dois sentidos da Paulista chegaram a ficar bloqueados pelos manifestantes, que levaram bandeiras do Brasil, bonecos de Lula com roupa de presidiário e um caixão com a estrela do PT.
Protesto na avenida Paulista
Protesto em Joiville
Fonte: G1
Fotos: Reprodução, Divulgação e Parizotti Roberto/Divulgação