Centro de testes de armas nucleares da Coreia do Norte será encerrado em maio
29/04/2018 16:30 - Atualizado em 15/05/2018 14:03
Reprodução
O governo da Coreia do Sul informou, neste domingo (29), que a Coreia do Norte prometeu fazer em maio um "desmantelamento público" do seu centro de testes de armas nucleares em Punggye-ri. A iniciativa faz parte do compromisso de desnuclearização assumido pelos dois países em cúpula realizada na sexta (27) para um acordo de paz.
Um porta-voz do governo de Seul disse que a Coreia do Norte propôs que o encerramento do centro de testes aconteça publicamente e que especialistas sul-coreanos e dos Estados Unidos serão convidados a estar presentes.
Desde 2006, a Coreia do Norte realizou seis testes nucleares em Punggye-ri, região montanhosa no nordeste do país. Acredita-se que o local de testes nucleares seja o único ativo no mundo. Mas, baseado principalmente em imagens de satélite e no rastreamento de movimentos no local, os cientistas acreditam que Punggye-ri entrou em colapso parcial e pode estar inutilizável.
O mais recente teste atômico da Coreia do Norte foi realizado em 3 de setembro de 2017. Na ocasião, o governo de Kim Jong-un afirmou que se tratava de uma bomba de hidrogênio, muito mais poderosa que uma bomba atômica.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS