Trump anuncia ataques imediatos contra a Síria
13/04/2018 22:30 - Atualizado em 13/04/2018 22:49
Donald Trump quer fronteiras forte e controle
Donald Trump quer fronteiras forte e controle / Divulgação
O presidente estadunidense Donald Trump confirmou na noite desta sexta-feira (13) que um ataque está em andamento contra estabelecimentos de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico do dia 7 de abril. Segundo ele, o ataque é realizado em conjunto com a França e o Reino Unido. Jatos americanos saíram do Chipre em direção à Síria. Antes mesmo dos ataques americanos contra a Síria, as ameaças já geravam turbulência, principalmente com reações russas.
— Ordenei as forças armadas dos Estados Unidos a lançar ataques precisos em alvos associados com estabelecimentos de armas químicas do ditador sírio Bashar al-Assad — disse o presidente norte-americano em pronunciamento na Casa Branca.
De acordo com Trump, o uso de armas químicas na cidade de Duma foi uma escalada significativa e disse que as ações de Assad são ações “de um monstro”. “A resposta combinada americana, britânica e francesa responde a essas atrocidades integrará todos os instrumentos do nosso poder nacional: militar, econômico e diplomático”, afirmou.
O presidente já vinha ameaçando há dias uma resposta ao ataque químico na cidade de Duma. Já no domingo (8), em uma mensagem no Twitter, ele afirmou que Rússia e Irã eram responsáveis por apoiar o “animal” Assad e que haveria um “grande preço” a pagar.
Na última quarta-feira, a Rússia alertou que vai derrubar qualquer míssil dos Estados Unidos lançado contra a Síria devido a um suposto ataque químico no sábado na cidade de Duma, último reduto rebelde da região de Ghouta Oriental, subúrbio de Damasco, onde o regime do presidente Bashar al-Assad vinha implementando uma ofensiva para reconquistar o território.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS