Duas lojas arrombadas e furtadas na área central de Campos
Verônica Nascimento 24/04/2018 13:00 - Atualizado em 25/04/2018 16:17
Lojas arrombadas em Campos
Lojas arrombadas em Campos / Verônica Nascimento
Dois estabelecimentos comerciais foram arrombados e furtados durante a madrugada desta terça-feira (24), na área central de Campos. Nas duas situações, os casos aconteceram de formas semelhantes. As lojas ficam localizadas na rua Barão da Lagoa Dourada. Até o momento, ninguém foi preso.
O primeiro caso aconteceu na loja Zoopet, por volta de 1h30. Dona da loja, Adriana Cordeiro teve as imagens do furto registradas pela câmera de segurança. “Um homem com o rosto coberto por uma touca usou uma chave grande para forçar a porta sem quebrá-la. Entrou e saiu rapidamente, levando a máquina registradora com o caixa de R$ 500. O alarme disparou, mas não deu tempo para a polícia chegar. Ele também levou um celular, além do dinheiro. O ladrão agiu em um horário que já não havia taxistas no local”, disse Adriana.
Lojas arrombadas em Campos
Lojas arrombadas em Campos / Verônica Nascimento
O outro arrombamento na rua Barão da Lagoa Dourada foi percebido na manhã desta terça-feira (24). Conforme o proprietário da Leve Pizza, o furto foi informado à mãe dele por um vizinho. A vidraça da porta foi quebrada e foram levados cerca de R$ 700 em dinheiro, dentro da caixa registradora. “Falta segurança durante a madrugada, horário em que os bandidos costumam roubar. Além da minha loja, já foram roubadas o comércio do lado e um salão de cabeleireiro”, contou Felipe Guimarães, proprietário da pizzaria.
Os dois crimes são investigados pela 134ª Delegacia de Polícia (Centro).
Arrombamentos comuns — Registros de arrombamento e furto na área central são rotineiros. Somente na última semana, três lojas localizadas no Centro de Campos (Claro, Ótica Diniz e salão Visual) foram alvos de bandidos. Um leitor da Folha 1, que também teve um comércio depredado, enviou um vídeo mostrando uma nova estratégia dos ladrões. As imagens registradas pela câmera de segurança mostram um homem desligando os fios das luminárias da rua Santos Dumont, para facilitar suas ações e dificultar a identificação. Na ocasião, o homem flagrado teria quebrado a câmera do estabelecimento comercial do leitor.
O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano Santos, afirma que não se trata de falta de policiamento, já que viaturas fazem patrulhamento na área central. “O que nos prejudica muito é que antigamente tínhamos monitoramento por câmeras, o que não temos mais, e eu não tenho como botar um policial em cada esquina, a PM não tem essa capacidade. É importante que os proprietários façam os registros de roubos para que, de acordo com a mancha criminal, eu possa intensificar o policiamento na área”, comentou.
O comandante destacou também a importância dos registros das imagens dos crimes pelas câmeras de segurança dos estabelecimentos. “As imagens ajudam e vou, inclusive, solicitar que o pessoal da minha equipe vá às lojas que foram arrombadas hoje para verificar as imagens e identificar os suspeitos. De acordo com minha visão, pela forma de agir nos dois casos, os comércios foram furtados pelas mesmas pessoas”, disse.
A Folha também contatou a Prefeitura de Campos, que é responsável pelas câmeras de monitoramento da cidade. Em resposta, o superintendente de Paz e Defesa Social do município, Darcileu Pessanha Amaral, disse que "já está em fase de conclusão o processo de ampliação da central de monitoramento no município e a ausência de contrato herdada pela atual gestão, com a empresa de monitoramento, faz como que atualmente a Prefeitura trabalhe através de parceria para que o município possua o serviço até que todos os trâmites legais estejam finalizados, mas é importante lembrar que a Central de monitoramento, seja através de parceria ou contrato, sempre estará aberta a contribuir com as investigações da Polícia Militar".
O Executivo ainda ressaltou que “o município entende a importância de unir esforços para melhorar a segurança, apesar de ser competência do Governo do Estado, e vem contribuindo dentro de suas competências, através de parceria. A Guarda Civil Municipal e a superintendência de Paz e Defesa Social tem estado em contato com os órgãos de segurança como as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) sempre na busca por desenvolver ações conjuntas, além da Prefeitura buscar resolver a questão da iluminação, aumentando a sensação de segurança da população. Sempre que solicitado, a Prefeitura disponibiliza, ainda, as imagens da central de monitoramento para que possa vir a auxiliar nas investigações dos órgãos ligados a segurança”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS