Americano e Macaé em busca do acesso
Paulo Renato Porto 21/04/2018 16:44 - Atualizado em 24/04/2018 17:05
Divulgação-Carlos Grevi
Americano e Macaé começam a batalha da disputa do Brasileiro da Série D, a quarta divisão do futebol nacional. Ainda sem seu próprio estádio, o Alvinegro estreia no Cláudio Moacyr Azevedo, em Macaé, nesta segunda-feira, às 16h, contra o Novo Horizontino. Antes, neste domingo, o Macaé começa a competição fora, contra o Itumbiara, no mesmo horário, no interior de Goiás.
Depois de ceder sua casa para o time campista nesta disputa, o Macaé não conseguiu manter seu treinador Josué Teixeira, que foi buscar espaço justamente no Glorioso campista, atraído por um contrato de dois anos de trabalho e um projeto de longo prazo.
Mas o clube da cidade praiana conseguiu manter Pipico, seu principal atacante, que acabou chegando a um acordo com a diretoria. Com a saída de Josué, o Macaé buscou um treinador com outro perfil, o jovem Felipe Conceição, ex-Botafogo.
O clube macaense apostou na manutenção da base que disputou o Campeonato Estadual, somando com contratações pontuais como o lateral direito Belarmino (ex-América), o zagueiro Thuran (ex-Rio Branco-PR) e o volante Levi (ex- Cabofriense).
Outros reforços são os laterais Murilo (ex-Resende) e Gabriel (ex-Boavista), os meias Marquinhos (ex-Boavista) e Miguel (ex-Bonsucesso), além dos atacantes Felipe (ex-Cabofriense) e Anderson Manga (ex-Campos).
No Americano, Josué aposta num grupo cuja maioria dos jogadores ele conhece bem.
— Acredito que estamos com um percentual entre 60% e 70% de nossa real capacidade. O restante a gente adquire ao longo do campeonato —, disse o técnico.
O grupo é formado por uma base de jogadores que atuaram no ano passado, complementado por outras contratações indicadas pelo próprio treinador.
Ascom/Macaé
O time deve começar a partida contra o Novo Horizontino com Luiz Henrique; Valdir, Ademilton, Espinho (Ramon) e Rafinha; Vandinho, Serginho, Sanderson e Paulo Víctor; Maikon Aquino e Cláudio Maradona.
Josué dispõe de algumas informações sobre a equipe paulista. “Eles jogam de forma muito compacta, explorando muito bem a velocidade do Cléber pelo lados do campo”, frisou o comandante alvinegro. O Americano volta a disputar uma competição nacional após nove anos de afastamento.
Longa disputa - A Série D envolve 68 times de todas as regiões do País numa disputa que termina em agosto. Neste ano, a disputa começa com 17 grupos de quatro clubes cada com jogos de ida e volta. Avançam para a segunda fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 equipes. A partir desta etapa, a disputa será em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título. No final, quatro times subirão ao Brasileiro da Série C em 2019.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS