Americano busca de fazer história
Paulo Renato Pinto Porto 14/04/2018 17:55 - Atualizado em 17/04/2018 17:04
Jogadores têm se esforçado para enfrentar nova competição, cuja estreia será no dia 23 no Moacyrzão
Jogadores têm se esforçado para enfrentar nova competição, cuja estreia será no dia 23 no Moacyrzão / Folha da Manhã
Ao ingressar na última semana de preparação para o Campeonato Brasileiro da Série D, o Americano vive a contagem regressiva diante da expectativa da estreia numa competição que não disputa há nove anos. A partida de estreia será no próximo dia 23, no Moacyrzão, contra o Novorizontino. No entanto, o principal desafio do Alvinegro é retornar à divisão de elite do futebol do Rio, na disputa do Campeonato Estadual da Série B1, que começa um mês após o início do torneio nacional.
Se há intensa ansiedade por parte da torcida quanto à estreia no Brasileiro, no grupo de profissionais este sentimento tem paralelo. Mais do que isso, cada um quer fazer história com a camisa alvinegra.
Em sua segunda passagem pelo clube, destaque do time na campanha de 2015, com seis gols em 28 jogos, o zagueiro Ramon, também eleito o melhor zagueiro da competição, não esconde a motivação em retornar ao clube com o objetivo de recolocá-lo em seu devido lugar. “Estou muito feliz em voltar a uma casa que eu me sinto bem. Virei um torcedor, isso me motiva cada vez mais para que possa realizar um grande trabalho e conquistar os objetivos do clube e meus também, que é fazer história aqui junto com meus companheiros” resume.
Para o zagueiro Admilton, a ideia é garantir a classificação para a Série C nacional antes mesmo da Segundona do Rio ter início.
— Não haverá competição prioritária. Somos profissionais, não escolhemos disputa. Queremos pontuar o máximo possível nos jogos antes do começo do Estadual. Enfrentaremos boas equipes, mas queremos já deixar a classificação encaminhada. Queremos o acesso no Carioca e no Brasileiro. O professor Josué já disse que não vai ficar poupando ninguém, em nenhum campeonato, e sempre os melhores vão jogar. E jogador gosta de jogar. Se ele optar por mim, vou querer sempre jogar para ajudar o Americano da melhor maneira possível — explicou o defensor.
Zagueiro Espinho está confiante em bons resultados
Zagueiro Espinho está confiante em bons resultados / Folha da Manhã
Espinho se diz mais motivado e maduro
Criado nas divisões de base do Glorioso, o zagueiro Espinho é outro super motivado para a temporada que principia. A experiência do empréstimo ao Serra (ES) lhe conferiu maior amadurecimento pelo título capixaba e o prêmio de melhor jogador da posição.
— Me sinto mais motivado. Foi muito boa a experiência no Serra por tudo que conquistamos dentro de campo, mas também pelo amadurecimento que tive na carreira. Neste retorno, pude perceber que o grupo que está sendo montado é bastante forte e tem tudo para devolver o Americano ao seu lugar — disse o jogador.
Nos últimos três anos, o Americano chegou muito perto do seu objetivo, lembrou Espinho, mas “bateu na trave” e não retornou ao seleto grupo que sempre frequentou no futebol do Rio. Egresso de família de alvinegros, o jogador vivencia como poucos o atual momento.
— Tem sido difícil passar esse tempo sem conquistar o objetivo maior. No meu caso, só minha família sabe o quanto foi sofrido esses últimos anos para mim. Chegamos muito perto por três vezes e volto agora com o objetivo de conquistar o acesso no Estadual, mas também no Brasileiro. Será uma grande oportunidade para a carreira de cada jogador — declarou.
A boa e velha mistura para dar o tom certo
Além de Espinho, o goleiro Patrick e o lateral-esquerdo Rafinha são outros campeões capixabas emprestados ao time capixaba que tem pegado firme no batente nesta pré-temporada alvinegra.
A base do elenco alvinegro tem sido construída no aproveitamento da prata da casa, que participou de campanhas anteriores, e também de reforços de vários outros estados, conhecidos e aprovados pelo técnico Josué Teixeira, que tem ainda outras atribuições no futebol alvinegro.
Alguns desses, os goleiros Luiz Henrique e Henrique (ambos egressos do Macaé), o experiente volante Marquinhos, que trabalhou com Josué no Remo/PA e já jogou no Alvinegro em 2010. De fora, chegam ainda outros volantes como Vandinho e Serginho, além dos atacantes Maikon Aquino, Claudio Maradona, Johnny. Para o ataque, chega também Ricardo, que retorna ao clube depois da temporada de 2015.
Caras novas poderão surpreender torcida
Além de treinador, cabe a Teixeira observar e supervisionar as divisões de base do clube, que poderá ceder outras caras novas que poderão surpreender a torcida ainda este ano.
— Não apenas na equipe do sub-20, mas no sub-17 há garotos já preparados para entrar no time a qualquer momento — afirmou o presidente Carlos Abreu.
Além de Patrick, Espinho e Rafinha, regressam ao “ninho” outros representantes da “pele alvinegra”, casos de Abuda, que estava cedido à Portuguesa carioca. Outra cria da casa, o veterano Laerte está mantido no elenco adicionando maior experiência ao grupo. O lateral esquerdo Bruno Viana, que começou no clube, também está de volta. Para a lateral direita, o grupo conta com o campista Valdir (ex-Bangu).
Treinador Josué Teixeira reunido com sua equipe técnica para traçar possíveis estratégias a serem desenvolvidas no campo
Treinador Josué Teixeira reunido com sua equipe técnica para traçar possíveis estratégias a serem desenvolvidas no campo / Folha da Manhã
Josué Teixeira consciente dos desafios
Do Fluminense, onde Josué começou a carreira e ocupou cargos de técnico (no time principal) e coordenação (inclusive nas divisões de base, em Xerém), chegam o zagueiro Kanu e o atacante Luan.
O comandante alvinegro reforça o sentimento de alguns dos seus comandados. Aos 57 anos, Josué Teixeira, dirige pela primeira vez o Americano, por um contrato de dois anos.
— O grupo está bastante motivado e consciente dos desafios que terá pela frente, isso é muito importante para chegarmos aos nossos objetivos. Deu para perceber que estamos montando um elenco de qualidade. Estamos preparando um time técnico, de boa estatura e preparado para disputar duas competições importantes como a Série D do Brasileiro e o Estadual — concluiu o técnico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS