Fim de semana. Com vassouras, um grupo de mulheres se junta para uma tarefa diferente: varrer a Praça de Santo Amaro, preparando-a para eventos sociais e culturais. O objetivo é a revitalização do local para voltar a ser um ponto de encontro das famílias. O mutirão começou com apoda das árvores e colocação de lixeiras.
A etapa seguinte é a colocação de novos bancos e reestruturação do paisagismo. Moradora do distrito, Thais Ribeiro da Costa destaca a importância de os moradores adotarem a praça. E a disponibilidade de buscarem o bem da comunidade em preservar um espaço que as crianças gostam de brincar.
— Estamos aqui para o bem comum da comunidade e das nossas crianças que gostam de brincar no jardim. Cresci vendo essa praça linda e impecável de limpeza a podas das árvores. E, de um tempo pra cá, tem ficado muita suja e as árvores horríveis. Vanderley Rangel teve a brilhante ideia de homenagear duas pessoas muito querida na comunidade Dona Enedina e Maria José. Então ele veio com a brilhante ideia de fazer um canteiro com rosas, já que elas gostavam muito. Então pensamos porque não limpar nossa praça. Juntamos as vassouras e estamos aí mantendo a praça limpa — informa Thais.
O projeto foi uma iniciativa dos moradores preocupados com a falta de segurança na região. Em 2016, foram registrados assaltos e algumas mortes. À noite, a praça estava sendo invadida por motoqueiros, colocando terror na população que evitava ficar no local. A solução foi a recuperação do local e, atualmente, algumas famílias passaram a levar as crianças para brincar as tardes.
— Uma das três áreas de lazer e recreação da localidade de Santo Amaro (praça, quadra e campo de futebol), a praça representa aconchego, onde as famílias da baixada campista se reuniam. O objetivo do projeto "Minha Praça é Nota 10" é devolver essa área ao convívio das famílias, com um ambiente agradável, limpo e seguro — disse o idealizador Vanderley Rangel.
Um apelo de uma das idealizadoras do projeto, a moradora Maria José, é que os moradores e visitantes ajudem a manter o local limpo, não retirem plantas e cuidem e adverte que a praça é um patrimônio dos moradores. E as pessoas que desejem ajudar podem fazer doação de mudas de rosas para o canteiro em homenagem as duas moradoras falecidas.
— Gostaria de pedir as pessoas que nos ajudem a manter a praça limpa, descartando os lixos como copos de bebidas, biscoitos, sacos de pipoca nas lixeiras que a comunidade improvisou. O paisagismo, as mudas de rosas, árvores, ajudem a mantê-los, porque infelizmente essa semana já foram arrancadas duas mudas — apela Maria José.
Damiana Silva fala do cuidado e revela que resolveu se juntar ao grupo e, com vassouras, ajudar a manter a praça sempre limpa. E revelou seu amor à comunidade, mas, para a jovem, esse projeto tem de ser abraçado por todos moradores.
— É sempre com muito zelo e dedicação que nós da comunidade de Santo Amaro estamos nos dedicando para essa limpeza da praça, poda da grama e corte das árvores! Visto que frequentamos constantemente a praça e saber que não tinha condição de usá-la. Então, foi neste ato fraterno que resolvemos nos unir para esta limpeza e que o local seja preservado para o conforto de todos — explicou Damiana.
Adiantou que essas ideias ajudam a formar cidadãos que se comprometem com o bem comum e assumem o direito e dever de cuidar do patrimônio da comunidade. Toda a comunidade do distrito está sempenha em fazer a diferença e trazer novos ares aos moradores. (A.N.)