O Teatro de Bolso Procópio Ferreira voltou a ser a casa do artista campista com sua reinauguração em março de 2017. Graças ao resgate feito na gestão do prefeito Rafael Diniz, os 50 anos do espaço cultural serão comemorados de portas abertas e com vasta programação. Para iniciar abril — mês de aniversário —, a produção carioca “O Porteiro” será exibida nesta sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), às 20h. No mês de abril, serão produções locais, palestra sobre a história de luta do Teatro de Bolso, encontro de autores campistas, oficinas e muito fomento à arte da planície goitacá.
Durante 2017, ano em que foi reaberto após quase três fechado, o Teatro de Bolso recebeu cerca de 800 artistas, além de um público de 7,7 mil pessoas. Foram 40 eventos entre peças teatrais e espetáculos de dança.
Na quinta-feira seguinte (12), às 19h30, será a vez do Coral Municipal da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). No mesmo dia, a partir das 20h, Glauber Rabelo Matias ministra a palestra “Palco e Resistência: A Geração Teatro de Bolso e as suas lutas por hegemonia nos Anos dos 1980”. No dia em que completa 50 anos, 13 de abril, o Teatro de Bolso Procópio Ferreira recebe a Cia. de Arte Persona com “Mil Tons de Minas”, às 20h. O espetáculo será reapresentado no mesmo horário no dia 14. No dia 15, é a vez do teatro infantil “Olê, Olá, Vamos Festejar!” do Grupo Cirandarte, a partir das 17h.
No dia 19, às 20h, haverá Encontro de Autores Teatrais Campistas com Tânia Pessanha, Eugênio Soares, Adriano Moura e Arthur Gomes; de 20 a 23, Unirio Intercâmbio, Mostras Teatrais e Oficinas para os Artistas Locais.
Já no dia 25, às 20h, terá performance poética musical Sax Blues Poesia com Artur Gomes, Álvaro Manhães, Dalton Freire e Reubes Pess; dia 27, às 20h, leitura dramatizada, por atores da região, de “O Mangue” de Osório Peixoto; e fechando o mês, nos dias 28 e 29, tem o coral “A Ópera do Samba”, respectivamente, às 18h30 e 20h. (A.N.)