Protesto cobra aproveitamento de mão de obra local no Porto do Açu
19/04/2018 19:44 - Atualizado em 19/04/2018 19:47
A questão da empregabilidade no Porto do Açu voltou a ser alvo de protesto. Manifestantes se reuniram em Grussaí, onde funciona um escritório da empresa Andrade Gutierrez, na manhã desta quinta-feira (19). Eles reivindicaram o aproveitamento da mão de obra local e levaram currículos para serem entregues à empresa. De acordo com a empreiteira, que lidera o Consórcio do Açu, atualmente 152 funcionários atuam na construção da termelétrica GNA I, no Porto do Açu. A empresa informa que deste total “37% são profissionais de São João da Barra e mais 37% profissionais da região de Campos. Restando apenas 26% oriundos de outras localidades em função da demanda específica do trabalho”. Confira no fim deste post as informações da empresa para envio de currículos e demais esclarecimentos.
Em nota, o Consórcio do Açu, liderado pela Andrade Gutierrez Engenharia e responsável pelas obras da termelétrica GNA I, no Porto do Açu, afirma que “considera legítima a manifestação ocorrida no dia de hoje. Não obstante, a empresa acredita que essa manifestação foi originada por uma falha de comunicação com a comunidade local”. O Consórcio diz ainda que “espera esclarecer todos os fatos que por ventura estejam causando algum tipo de descontentamento na população e, dessa forma, trabalhar em conjunto com a comunidade em prol de um bom relacionamento e de uma relação ganha-ganha para todos”.
Contestada, a Prefeitura de SJB informou que a Superintendência de Trabalho e Renda em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), Secretaria de Educação e Cultura, e as maiores empresas do Complexo Portuário do Açu, criou em maio de 2017, a Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) para discutir as condições necessárias para o trabalho imediato, médio e a longo prazo. Atualmente 33% de todos os empregos no Complexo Portuário do Açu são ocupados por sanjoanenses. Porto do Açu, GNA, Ferroport, Techinip, NOV, B. Port, entre outras empresas terceirizadas como a Andrade Gutierrez, utilizam o Balcão de Emprego da Prefeitura”.
Abaixo, na íntegra, pontos enviados pela empresa que devem ser esclarecidos aos munícipes:
1) Atualmente o Consórcio do Açu conta com 152 funcionários contratados. Destes, 37% são profissionais de São João da Barra e mais 37% profissionais da região de Campos. Restando apenas 26% oriundos de outras localidades em função da demanda específica do trabalho.
2) Até o final do ano o quadro de funcionários diretos ligados ao projeto deverá chegar a 590 pessoas. O Consórcio do Açu estará dando prioridade na contratação de mão de obra local para preencher essas vagas.
3) Para isso, o Consórcio do Açu está utilizando diversos bancos de currículos à disposição da empresa, a saber: [email protected] / Banco de dados Rede de Empregabilidade / Banco de dados da Prefeitura de São João da Barra e etc.
4) Além disso, o Consórcio do Açu estará nas próximas semanas avaliando as cooperativas locais para a realização de possíveis parcerias que também adicionem valor à economia do município.
5) O Consórcio do Açu se compromete a mensalmente divulgar o número de vagas disponíveis, as habilidades necessárias para o preenchimento das mesmas, além do andamento das contratações de mão de obra local.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]