Ponto Final - Intervenção federal não intimida criminalidade
22/03/2018 10:02 - Atualizado em 27/03/2018 14:40
Sem controle
Ainda descontrolada, a criminalidade no Rio segue assustando da capital ao interior. São vários os casos de violência mesmo diante da intervenção federal na Segurança Pública. Ontem, entre os vários exemplos, teve escola fechada em Campos e policial militar morto em Cabo Frio. Um raio x vem sendo feito pelos interventores em toda estrutura, diagnosticando a necessidade de R$ 3 bilhões para colocar ordem na casa. Porém, o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a liberação de R$ 1 bilhão pelo governo federal, anunciada ontem pelo presidente Michel Temer, será suficiente para garantir os investimentos necessários ao setor.
Para quitar dívidas
Pezão destacou que os débitos do Estado com servidores e fornecedores serão quitados, em breve, com iniciativas de responsabilidade da administração estadual e já previstos no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). “Esses recursos são suficientes, são substanciais e mostram o quanto é importante para nós essa intervenção”. O governador acrescentou que o Estado não fez qualquer solicitação à União de liberação de recursos para o pagamento de parte do décimo terceiro salário pendente a um grupo de servidores da área de segurança, que será “quitada com recursos provenientes de operação de royalties” — conhecida como venda do futuro — a ser concluída em breve.
Nas mãos da União
O governador disse ainda que vai sugerir ao presidente Michel Temer que a administração dos recursos a serem liberados seja conduzida pela União. Ele informou que vai pedir ao presidente e ao ministro Jungmann que o governo federal faça a licitação. “Podem licitar pelo Exército e fazer diretamente os investimentos. Os recursos não precisam passar pelos cofres do Estado. É uma situação de emergência. Vamos fazer tudo em comum acordo, como temos feito com o presidente, o ministro, o general Braga Netto”, concluiu o governador.
Para preservar
O Dia Mundial da Água é comemorado hoje e tem programação prevista no Centro de Educação Ambiental, localizado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 300, em Guarus. Serão palestras, oficinas e sorteios no evento da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental em parceria com o Programa de Respeito à Integridade Ambiental (Pria) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A abertura será realizada às 8h30 pelo secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto. O evento segue até a parte da tarde com a proposta de conscientizar a população para a economia de água durante o ano inteiro.
Saúde regional
Campos vai sediar hoje um encontro entre o assessor jurídico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems), Mauro Lúcio da Silva, com secretários e subsecretários de saúde da região. O evento vai acontecer no auditório da Prefeitura das 13h às 17h e tem como principal objetivo debater novas portarias, uso do sistema de informações, entre outros assuntos. Foram convidados representantes da procuradoria, controle interno, fundo municipal de saúde e comissão de licitação que atuam na saúde, dos municípios de São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé.
Jornada na ACL
Será realizada neste sábado (24), a I Jornada Cultural 2018 da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro, que está dentro da programação do sesquicentenário de Nilo Peçanha e em comemoração à elevação de Campos à categoria de cidade, em 28 de Março. O evento é promovido pela Academia Campista de Letras (ACL) e será na sede da instituição, no Jardim São Benedito, das 9h às 19h. A entrada é gratuita. O evento receberá pessoas de todo o estado, inclusive, o presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança. Entre os debates previstos na Jornada está um sobre Literatura, Imprensa e Cultura, que terá as participações do jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, e dos professores Analice Martins, Adriano Moura e Orávio de Campos Soares.
Apagão
O apagão que atingiu principalmente as regiões Norte e Nordeste do Brasil na tarde de ontem gerou reflexos também no estado do Rio de Janeiro. Ao menos 16 municípios tiveram o fornecimento de energia prejudicado em algum ponto. A Enel informou que 221 mil clientes de Campos, Niterói, São Gonçalo, Magé, Araruama, Cabo Frio, Angra dos Reis, Resende, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Itaperuna, Petrópolis e Teresópolis ficaram com áreas sem luz por cerca de 12 minutos.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS