O prefeito Rafael Diniz implementou, nesta terça-feira (6), o Conselho Municipal de Combate à Corrupção e à Impunidade dos Agentes Públicos. O próximo passo para o Conselho é apresentação dos nomes dos integrantes por entidades participantes. A Associação de Imprensa Campista (AIC) também fará parte do Conselho.
O órgão será paritário, consultivo, propositivo e investigatório. Também terá a finalidade de sugerir e debater estratégias de combate à corrupção e à impunidade da administração pública, fundações e superintendências.
— A população como um todo é a dona da cidade, mas a grande riqueza da máquina pública e o bom funcionamento dela dependem dos nossos servidores. Esta é uma marca da nossa gestão e uma marca do vereador Cláudio Andrade, mas nossa intenção não é, simplesmente, deixar o nosso nome marcado na história e sim promover ações que marquem a história — disse o prefeito.
A Lei nº 8775 também criou o Dia de Combate à Corrupção, que será em 9 de dezembro. A intenção é o desenvolvimento de ações como palestras, seminários, conferências e atividades sociais e de lazer que ajudem na conscientização contra a corrupção. O presidente da OAB aprovou a iniciativa que poderá servir de exemplo para outros municípios.
— Eu espero que este Conselho seja propositivo e acredito muito na figura do chefe, eu confio muito que você (Diniz) conseguirá traduzir este espírito internamente. Não adianta trazer conceitos e morais externas para a aplicação na nossa casa. Eu acho que você está construindo este conceito interno, este Conselho é uma exteriorização disso. Além de contribuir para a cidade, este Conselho vai servir como referência para os municípios que estão ao nosso redor — comentou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Humberto Nobre.
A ação foi em conformidade com a Lei 8775 de outubro de 2017 e de autoria do vereador Cláudio Andrade. “Eu gostaria de agradecer ao prefeito pela sensibilidade de dar a Campos dos Goytacazes algo inédito, que é um conselho de combate à corrupção. Campos sofre com uma má fama por várias operações da Polícia Federal, por vários crimes eleitorais, crimes no processo penal que fizeram com que Campos tivesse uma imagem muito ruim fora da cidade. Então, o Conselho vem também resgatar o nome da nossa cidade”, comentou o vereador.
Também estiveram presentes na reunião o subprocurador, Paolo Pereira; o secretário de Gestão Pública, André Oliveira; o subsecretário de Transparência e Controle, Fernando Loureiro e o presidente do Sindicato dos Professores e Servidores Públicos Municipais, Sérgio Almeida. (A.N.)