Novos bombardeios deixam mortos na Síria
05/03/2018 16:13 - Atualizado em 20/03/2018 15:31
Bombardeio na Síria
Bombardeio na Síria / Reprodução
Novos bombardeiros de tropas do regime de Bashar al Assad contra rebeldes em Guta Oriental, na Síria, mataram 14 civis, informou nesta segunda-feira (5) a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
A região é o principal reduto opositor dos arredores da capital Damasco.
O governo sírio tem feito bombardeios antes das pausas humanitárias, que duram cinco horas por dia - entre as 9h e 14h (horário local, entre 4h e 9h em Brasília).
A Rússia propôs a iniciativa após a aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia a trégua de um mês em toda a Síria.
Nesta segunda-feira, O governo russo afirmou que os rebeldes prometeram deixar os civis saírem da região em troca de ajuda humanitária, segundo a agência de notícias Interfax.
Também nesta segunda, um comboio de ajuda humanitária começou a entrar na região, porém sem suprimentos médicos vitais.
Uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse à Reuters que autoridades do governo removeram a maior parte dos materiais médicos dos veículos da ONU, impedindo que kits cirúrgicos, insulina, equipamentos de diálise e outros suprimentos entrassem no enclave habitado por 400 mil pessoas.
Ali al-Za'tari, da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que o comboio havia sido reduzido, fornecendo comida para 27.500 pessoas, em vez de 70 mil. A ONU disse que a Síria concordou em permitir a entrada do resto da comida para todas as 70 mil pessoas em um segundo comboio em dois dias.
"O comboio não é suficiente", disse Za'tari.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS