Onda de frio na Europa deixou mais de 50 mortos
02/03/2018 15:16 - Atualizado em 20/03/2018 15:31
Pelos menos 59 pessoas morreram devido ao frio
Pelos menos 59 pessoas morreram devido ao frio / Reprodução
A onda de frio siberiana apelidada de "Fera do Leste" já deixou 59 mortes na Europa, segundo balanço publicado pela BBC nesta sexta-feira (2). Tempestades de neve interromperam os meios de transportes na maior parte da Irlanda nesta sexta e obrigaram o Reino Unido a convocar o Exército para ajudar a amenizar as consequências de um dos piores fenômenos climáticos vistos em quase 30 anos.
O sul da Irlanda e do Reino Unido foi atingido pela Tempestade Emma, que bloqueou estradas e impediu voos e a circulação de trens.
Nevascas ocorridas de madrugada provocaram acúmulos de neve de até 90 centímetros na Irlanda e na Escócia. A tempestade paralisou toda a rede de transporte público irlandesa, fechando os aeroportos do país e deixando as estradas "extremamente perigosas", alertou o governo, de acordo com a Reuters.
No auge da tempestade, mais de 100 mil casas e empresas ficaram sem energia. Nesta sexta-feira a bolsa de valores irlandesa foi fechada, assim como escolas e a maioria dos escritórios do governo, já que um alerta climático vermelho continua vigente na maior parte do território.
"O país precisa ficar mais ou menos em hibernação hoje", disse o vice-primeiro-ministro, Simon Coveney, à emissora estatal RTE. "Com sorte continuaremos a atravessar estas condições climáticas anormais sem nenhuma tragédia."
No Reino Unido, uma menina de sete anos morreu na Cornualha, condado do extremo sudoeste, depois que um carro se chocou com uma casa devido à presença de gelo, noticiou a rede BBC.
Dezenas de passageiros passaram a noite presos em trens no sul da Inglaterra. O Exército foi convocado para ajudar a resgatar centenas de motoristas presos na neve e a transportar funcionários do Serviço Nacional de Saúde.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS