Perfil dos idosos é analisado
31/03/2018 10:22 - Atualizado em 01/04/2018 13:11
Trabalho começou pelo Centro Dia, em Guarus, com aplicação do teste Nahas
Trabalho começou pelo Centro Dia, em Guarus, com aplicação do teste Nahas / Divulgação - Supcom
A superintendência dos Direitos do Idoso, de Campos, tem coletado dados dos frequentadores das seis de Casas de Convivência do município. O objetivo é direcionar as atividades físicas mais adequadas para cada um levando mais qualidade de vida aos cidadãos da terceira idade.
O trabalho começou pelo Centro Dia, em Guarus, com aplicação do teste de Nahas que analisa cinco componentes: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle de stress. Ainda será aplicado o Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável (VES-13).
Segundo a superintendente da pasta, Heloísa Landim, a ação faz parte da política de desenvolvimento saudável da Prefeitura, que beneficia cada vez mais pessoas da terceira idade: “São protocolos que estamos utilizando para traçar o perfil, estilo de vida do idoso. O VES 13 está sendo um georreferenciamento. Todas as Casas (Convivência) passarão por esses protocolos. São duas notas distintas, na realidade”.
O VES 13 é a porta de entrada do sistema operacional que está sendo desenvolvido pelo Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) para interligar as informações das casas e as atividades que os idosos realizam baseado em características como idade, autopercepção de saúde, presença de limitações e incapacidades, o sistema identifica a vulnerabilidade do idoso atendido pela rede.
Campos tem seis Casas de Convivência que contam com diversas atividades, incluindo hidroginástica, alongamento e caminhadas.
A Casa do Parque Tamandaré, por exemplo, somente no último dia 27, atendeu 22 alunos no curso de Teatro; 60 nas aulas de Dança e 70 na Hidroginástica. Heloísa Helena Quitete de Lima Leitão tem 72 anos e mora no bairro Parque Tamandaré. “Aqui na Casa tem tudo que a gente precisa. A ginástica é maravilhosa. O lugar dá uma sensação de paz, uma tranquilidade. Eu falo para quem ainda não está aqui, venha, porque aqui é bom demais”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua