Tráfico impõe regras em Guarus
Ana Laura Ribeiro e Daniela Abreu 22/03/2018 11:06 - Atualizado em 23/03/2018 10:44
Escola da Codin
Escola da Codin / Folha da Manhã
A disputa de facções criminosas por pontos de tráfico em Guarus está deixando a população acuada e também impondo regras de convívio. Nessa quarta-feira (21), a Prefeitura de Campos suspendeu as aulas em todas as escolas municipais instaladas nos bairros Codin e Parque Eldorado. É justamente a área onde foi preso o traficante “Nolita”, o que teria inflamado ainda mais a briga pelo domínio do tráfico. A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) informou que medidas estão sendo adotadas para preservar a integridade física dos alunos e funcionários. Por meio das redes sociais, moradores das áreas mais afetadas pela violência em Campos compartilharam um recado, colado por uma facção criminosa em postes da área de Guarus.
O aviso espalhado teria sido divulgado pela facção Amigos dos Amigos (ADA) e direcionado a quem roubar em torno das escolas, desrespeitar professores e comerciantes do entorno, vender drogas ou consumir em frente às escolas. Segundo a mensagem, todos serão punidos, incluindo crianças. O fato ocorre enquanto o Estado do Rio passa por uma intervenção federal na Segurança Pública.
Diante do cancelamento das aulas, a Prefeitura emitiu nota, explicando que a suspensão se trata “de uma questão de segurança pública, que está sendo acompanhada pelos órgãos de segurança”.
Também nessa quarta-feira, leitores enviaram pelo WhatsApp da Folha 1 um comunicado fixado em diversos postes nos arredores de escolas onde os membros da facção ADA traçam regras e citam algumas escolas monitoradas: “Lions II, Eunice, Brizolão do STR, Brizolão do Eldorado, Colégio de João, Tia Jô e Rotary II”. “Se eu souber que tem alguém com falta de respeito com professor, crianças também vão sofrer consequências. Não quero ninguém em frente às escolas fumando maconha. Tem que respeitar as meninas de todas as áreas de Guarus.”, diz trecho do aviso que ainda cita o impedimento à venda de drogas em frente às escolas e roubos nos comércios locais.
O avanço do poder do tráfico na área de Guarus vem vitimando adolescentes, dentre eles, meninas. No final do mês passado uma adolescente de 17 anos foi torturada após divulgar uma foto com uma tatuagem de facção rival. No último domingo, sete pessoas foram baleadas no Eldorado, Novo Mundo e na Codin. Daniela Rosa Dolácio, 17 anos, foi atingida e morreu em um velório, onde foi procurar abrigo. Na noite da última segunda, Stéfany Martins, 16 anos, foi assassinada no portão de sua casa, ao atender a um chamado, na rua Itaquaraçu, no Parque Santa Rosa.
Perguntada pelo nome das escolas que tiveram aulas suspensas e se o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi informado sobre a motivação da suspensão, a secretaria de Educação respondeu apenas que “lamenta que fatos como este venham ocorrendo e informa que vem tomando providências para preservar a integridade física dos alunos e funcionários, como ocorreu com a suspensão das aulas nesta quarta. Está sendo elaborado planejamento para retomada e reposição das aulas.”
Por meio de nota na página oficial do 8º BPM no Facebook, o comandante, tenente-coronel Fabiano Santos, informou que “as aulas nas escolas dos bairros do Eldorado e da Codin seguem normalmente. Se houve alguma suspensão, é provável que tenha sido por parte da direção das escolas. Nosso patrulhamento continua normalmente nesses setores (...) 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Até o momento, não recebemos nenhuma comunicação oficial por parte da Prefeitura ou secretaria de Educação”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS