Nível do Paraíba, Ururaí e Lagoa de Cima começa a baixar
Jonatha Lilargem 14/03/2018 12:00 - Atualizado em 15/03/2018 14:46
Depois dos estragos provocados pelos temporais que atingiram a região, a situação começa a dar sinais de que vai melhorar. O nível do rio Paraíba do Sul, em Campos, abaixou. A água havia atingido 9,23m no final da tarde dessa terça-feira (13). Na manhã desta quarta (14), a medição apontou 8,87m, entretanto, no final do dia, o rio atingiu a marca de 8,54m.
De acordo com a Defesa Civil, a situação nas áreas de Ururaí e Lagoa de Cima começa a dar sinais de que vai melhorar, com a água baixando, discretamente. A previsão é que fique sem chover até a próxima sexta-feira (16) e, por isso, a expectativa das autoridades é que os níveis dos rios continuem caindo.
No entanto, famílias da localidade de Lagoinha ainda sofrem com o isolamento. O produtor rural Paulo Roberto de Abreu ficou sem ração para os animais, sem mantimentos e contou com a ajuda dos filhos que tomaram caminho por Itereré para chegar às proximidades da propriedade.
— Meus filhos fizeram o caminho por Itereré e chegaram até o início de Lagoinha. Fui até lá com uma carroça alta, por dentro da água, para pegar comida e ração para a criação — disse, informando que o acesso direto à sua casa é feito apenas com barco.
Segundo a Prefeitura, o monitoramento está mantido em Ururaí, Lagoa de Cima e Morro do Coco; regiões mais afetadas pelas chuvas. Nesta quarta-feira não houve nenhum chamado de emergência desses locais para a Defesa Civil.
Noroeste Fluminense - O rio Paraíba do Sul diminuiu também nas cidades de Itaocara e Cambuci, onde também não há previsão de transbordo. O nível do rio Pomba, que também vinha preocupando os moradores de Aperibé e Santo Antônio de Pádua, diminuiu bastante e o do rio Muriaé também voltou a baixar. Segundo autoridades, a tendência é que a água continue abaixando nas próximas horas.
A Defesa Civil tem acompanhado diariamente a situação dos moradores de Ururaí, que tiveram suas casas afetadas pelo transbordo do rio. A última medição, registrada na manhã desta quarta, mostrou que o rio Ururaí está com 4,18m, 38 centímetros acima do nível normal.
Após orientar moradores, o coordenador de Defesa Civil municipal, major Edison Pessanha, disse que não há imóveis com estrutura comprometida e cinco famílias foram para casas de parentes. Outras pessoas preferiram continuar no local e esperar o nível baixar.
— Esse é o momento de orientar as famílias. Conversamos com moradores de diversas ruas, disponibilizamos ajuda, como a colocação de 20 sacos de areia em duas residências. Por ser uma área onde o transbordo é histórico, estamos sempre monitorando a situação do rio — disse Pessanha.
Além do rio Ururaí, a Defesa Civil está monitorando o nível dos outros rios que cortam Campos e região. O Paraíba do Sul alcançou na manhã desta quarta-feira, a cota de 8,54m. A vazão na Ilha dos Pombos está 748m³/segundo. E o rio Muriaé, que no último sábado (10), estava em 4,35m, em Itaperuna, nesta quarta está medindo 3,55m.
Na foz – Em São João da Barra, a Defesa Civil está em estado de Atenção. Na medição da última terça (13), o nível estava em 6,29m, na tarde desta quarta, segundo o coordenador do órgão no município, Adriano Assis, o nível estava em 6,30m, depois de ter chegado a 6,35m na medição da manhã.
— Em Campos já está baixando e nós devemos notar essa diferença aqui amanhã. Não tivemos famílias desalojadas ou desabrigadas. A tendência é que comece a melhorar — disse o coordenador.
Antônio Leudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS