Mineroduto entre Minas e Açu se rompe
13/03/2018 09:47 - Atualizado em 13/03/2018 15:16
Mineroduto rompe e resíduo é perigoso
Mineroduto rompe e resíduo é perigoso / Divulgação
A tubulação do mineroduto Minas-Rio, que liga Conceição do Mato Dentro (MG), ao Porto do Açu, em São João da Barra, se rompeu na manhã desta segunda-feira (12), na altura de Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira. Em nota emitida pela Anglo American, empresa responsável pelo mineroduto, houve vazamento de polpa em um dos córregos da região. A polpa consiste em 70% de minério de ferro e 30% de água, sendo classificada pela NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como resíduo não perigoso.
Ainda de acordo com a Anglo American, o fluxo do mineroduto foi interrompido e apenas água está sendo escoada. Como medida de segurança complementar, foi bloqueado o acesso ao local. “Equipes técnicas da Anglo American já estão em deslocamento para a unidade para dar apoio às equipes locais nas ações de atendimento à emergência. A Prefeitura de Santo Antônio do Grama, a Defesa Civil e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foram imediatamente comunicadas, assim como o IBAMA e demais autoridades competentes. A Anglo American também já está coordenando ações em conjunto com a Suatrans, consultoria especializada no atendimento a urgências ambientais, e com o Senai, para amostragens de água e avaliação continuada. Como medida preventiva para proteção da população, a Anglo American solicitou à Copasa a interrupção do abastecimento de água aos moradores de Santo Antônio do Grama. A empresa está providenciando caminhões pipa para garantir o fornecimento de água para a população afetada e continuará prestando todos os atendimentos que se fizerem necessários. Manteremos a sociedade permanentemente informada sobre a evolução dos fatos”, dizia a nota.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Prumo Logística, empresa responsável pela operação do Porto do Açu, mas até o fechamento da edição nenhum posicionamento foi emitido. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS