Polícias Federal e Civil e Receita Federal fazem uma das maiores apreensões de cocaína da história do Rio
02/03/2018 10:24 - Atualizado em 02/03/2018 15:13
Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Civil do Rio de Janeiro, na noite dessa quinta-feira (1º), resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada e meia de cocaína pura. O material estava escondido em containers no Porto do Rio. Ainda não se sabe o origem e o destino da carga.
A droga estava distribuída em 48 malas no fundo de dois contêineres e chegou ao Rio na quarta (28). Um aparelho de raio X fez parte do processo de identificação da droga, que estava embalada em pacotes e dentro de malas embalados à vácuo. Os criminosos adicionaram orégano, na tentativa de esconder o conteúdo dos pacotes dos cães farejadores.
Segundo a polícia, essa "foi uma das maiores apreensões de cocaína da história do Rio de Janeiro" e trata-se "cocaína pura" que estava chegando na cidade.
- A gente acredita que é a maior apreensão de cocaína da história do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil - explicou o delegado da Desarme, Fabrício Oliveira.
Os agentes utilizaram aparelhos de raio X e cães farejadores com o objetivo de localizar armas de fogo, munições e drogas em carregamentos que se encontravam em trânsito no Porto. Após a apreensão, o prosseguimento das investigações fica a cargo da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal.
De acordo com os investigadores, o uso do Porto do Rio seria uma maneira de buscar uma nova rota, quando os criminosos identificam muita fiscalização em local. "A gente observa que, em via de regra, o contrabandista procura se deslocar conforme a fiscalização se torna mais efetiva. No Porto de Santos aconteceram apreensões de vulto. Então eles tentaram a sorte no Rio de Janeiro e acredito eu que não foram muito felizes", destacou José Francisco Pereira, da Receita Federal.
O prosseguimento das investigações fica a cargo da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal.
Fonte: G1/Ascom Polícia Federal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS