A Seleção Brasileira venceu o penúltimo amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo de 2018. Em Moscou, Estádio Luzhniki, palco da partida final do próximo Mundial, a equipe brasileira superou a Rússia, por 3 a 0, gols de Miranda, Coutinho e Paulinho, todos no segundo tempo.
Na etapa inicial, o Brasil conseguiu manter o controle da posse de bola e criar chances contra a defesa russa, mas pecando muito na finalização. A melhor chance foi dos donos da casa: Miranchuk recebeu de Smolov e chutou por cima do gol, quase na pequena área.
Depois de um primeiro tempo abaixo da média, onde criou, mas não soube concretizar, o Brasil se encontrou na etapa final. Em 20 minutos, Miranda, Coutinho de pênalti e Paulinho marcaram no 3 a 0.
O segundo tempo começou com o Brasil em outro ritmo. Em 20 minutos, a seleção resolveu o jogo; primeiro, com Miranda marcando em rebote de cabeçada de Thiago Silva; depois, com Coutinho convertendo o pênalti sofrido por Paulinho; por fim, o próprio Paulinho marcou de cabeça, em cruzamento de Wilian.
Tite fez poucos testes em suas substituições, colocando Firmino, Renato Augusto, Fred, Taison, Fagner e Geromel, mas sem mexer em seu esquema. O treinador vê nesses amistosos uma chance de testar como será o ataque brasileiro sem depender de Neymar que, por uma lesão no pé direito, não foi chamado. Na terça-feira, 27 de março, o Brasil enfrenta a Alemanha no primeiro encontro desde o fatídico 7x1 da Copa do Mundo de 2014.
A Rússia, apesar do 3 a 0, não fez um péssimo jogo. Deu trabalho à defesa brasileira, perdendo um gol dentro da pequena área no primeiro tempo e obrigando Thiago Silva a afastar em cima da linha uma bola no segundo.
Douglas Costa, substituto de Neymar ao jogar aberto pela esquerda, foi um dos maiores destaques do jogo, se movimentando e indo para cima da defesa.
FICHA TÉCNICA -
RÚSSIA 0 x 3 BRASIL –
Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia).
Gols: Miranda, aos 7 minutos do segundo tempo, Philippe Coutinho aos 17, e Paulinho aos 20.
RUSSIA - Akinfeev; Kutelov. Kutelov, Praiat e Kudryamov; Miraiyak, Plumakov, Kombarov (Zhirkov), Zoryanin e Samedov (Smolnikov); Polovin e Smolov (Zabolotnyi) Técnico: Stanislav Cherchesov.
BRASIL - Alisson; Daniel Alves (Fagner), Miranda (Geromel), Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Renato Augusto), Willian (Taison), Philippe Coutinho (Fred) e Douglas Costa; Gabriel Jesus (Roberto Firmino) Técnico: Tite.