A biodiversidade do Parque do Barreto, em Macaé, será clicada por diversos ângulos no III Curso de Fotografia amadora que será realizado no sábado (17) e domingo (18), nesta unidade de conservação. É gratuito e para se inscrever os interessados deverão enviar o nome completo, número de identidade e telefone de contato para o e-mail: [email protected]. Os fotógrafos assinarão termos de doação das fotografias, as quais formarão livro digital a ser lançado no segundo aniversário de criação do parque, em 30 de novembro de 2018.
Segundo o professor do curso e coordenador do Parque do Barreto, o biólogo Henrique Abrahão Charles, outro objetivo do curso é capacitar os participantes a usar o equipamento fotográfico digital amador e a realizar tratamento leve de imagens, através de cliques da fauna e da flora do local. O livro utilizará fotografias escolhidas de encontros sobre a biodiversidade do Parque, ocorrido em outras duas edições do minicurso.
O tema do curso em que os participantes terão de se ater é: “Registro Fotográfico do Final do Verão”. O Parque da Restinga do Barreto se localiza na Rodovia Amaral Peixoto, 5000 (RJ 106, Km 182), São José do Barreto.
Os fotógrafos terão de estar munidos de materiais necessários para fazerem o curso. São eles: Kit de higiene pessoal, repelente e protetor solar, duas lanternas (preferencialmente de LED), pilha, máquina fotográfica digital, recarregador, extensão, benjamim e adaptador de tomada. Também deverão levar roupa de campo: bota, calça comprida, chapéu e cantil, notebook, recarregador, extensão, benjamim, adaptadores de tomada e pen drive.
— Além de tudo, os participantes que fazem uso de medicamentos e demandam cuidados especiais precisam nos dizer as informações necessárias — informa Henrique. (A.N.)