Criar um fluxo constante de turistas durante o ano todo no Rio de Janeiro, contribuindo para a geração de renda e empregos no Estado. Esse é o objetivo do Calendário Rio de Janeiro a Janeiro lançado nessa sexta-feira (2), no MAR – Museu de Arte do Rio, e que teve em sua seleção 17% de atrações do interior. Trata-se de um calendário oficial de eventos que depois de selecionados, poderão captar recursos para a realização.
Entre os eventos selecionados temos o Carnaval de Saquarema e de Angra dos Reis, Festa do Chocolate de Petrópolis, Ostrascycle em Rio das Ostras, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty e o Festival Norte Fluminense de Música e Arte, que beneficia municípios como, São Fidelis, Quissamã, Macaé, Campos e São João da Barra.
Todo o processo para a escolha dos eventos foi realizada pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, contratada pelo Ministério da Cultura. Foi usada uma metodologia criteriosa para selecionar aqueles que têm a chancela do programa Rio de Janeiro a Janeiro. Segundo Sérgio Sá Leitão, Ministro da Cultura, os fatores levados em consideração durante todo o processo foram impactos no turismo, geração de empregos e renda, inclusão social, atração de investimentos e potencial de continuidade e expansão.
— É importante que o Governo Federal atue em sinergia com a Prefeitura e com o Governo Estado. A conexão entre cultura e turismo é essencial para o desenvolvimento econômico das cidades. O turismo pode patrocinar eventos culturais e se aproveitar desse fluxo de visitantes que geram emprego e renda.
Foram usados como critério de seleção ainda o ROI (Retorno do Investimento) e o IAE (índice de alavancagem) que divide o que o evento gera em impacto econômico pelo investimento total. Dos 831 eventos inscritos, 617 cumpriram os critérios mínimos estabelecidos. A partir daí foram aprovados 154 que trarão um retorno econômico maior para a cidade e Estado.
Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, elogiou o trabalho meticuloso da FGV e destacou a importância dos eventos para impulsionar a cadeia produtiva.
— A baixa temporada é sempre motivo de preocupação, por ser fraca em fluxo de turistas. O calendário é fundamental para atrair visitantes durante o ano todo e ter 26 eventos do interior em um projeto como esse é sensacional. (A.N.)