Forças de segurança fazem ação conjunta nas divisas do Rio com 3 mil militares
19/02/2018 20:10 - Atualizado em 02/03/2018 15:18
Forças Militares no RJ
Forças Militares no RJ / Reprodução de vídeo
Em meio à intervenção federal decretada na Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, uma lotérica no distrito de Travessão, em Campos, foi furtada na madrugada de desta segunda-feira (19) e os bandidos conseguiram levar cerca de R$ 100 mil. Ainda ontem, uma operação nas divisas do Estado, como em Campos que faz margem com o Espírito Santo, e em outras áreas da Região Metropolitana foi anunciada como primeira ação. As Forças Armadas atuaram com apoio das polícias Civil e Militar, Rodoviária Federal e Estadual, e a Força Nacional. Além disso, o início da intervenção também contou com uma rebelião no presídio de Japeri, na Baixada Fluminense. Em Campos, entidades temem que a criminalidade recue para o interior.
A primeira grande operação conjunta após o decreto de intervenção foi desencadeada com a participação de mais de 3 mil militares. A operação é uma forma de tentar prender quem estiver fugindo do Rio, além de impedir a entrada de armas e drogas.
De acordo com nota distribuída pela Secretaria de Segurança do Estado (Seseg), há operações na BR 101, nas divisas ao norte e ao sul do estado, e na região de São Gonçalo – nas comunidades do Salgueiro e Jardim Catarina. Também há pontos de bloqueio na BR 116, nas divisas nordeste e ao sul do estado, além de trechos da Baixada Fluminense. As ações também englobam a BR 040, nas divisas a oeste do estado, e patrulhamento ao longo do Arco Metropolitano.
A Seseg especificou que as ações estão contidas no âmbito do decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para ações em apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública, assinado em 28 de julho de 2017. O efetivo tem apoio de aeronaves e veículos blindados.
Exoneração - Com a saída de Roberto Sá, quem passa a responder pela pasta é o subsecretário Roberto Alzir, que fica no cargo até que o interventor, general Walter Braga Netto, defina novo nome para a secretaria.
Repercussão - A intervenção tem deixado alguns empresários campistas apreensivos. A informação é do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), José Luiz Lobo Escocard: “Acredito que alguma medida deveria ser tomada, mas tememos que com a ação das Forças Armadas, o crime recue para o interior e atinge cidades como Campos que está acerca de 350 km da capital”.
Preocupados com a situação, o presidente da Acic, irá convocar representantes da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa) e do Sindicato dos Comerciantes Varejistas de Campos (Sindivarejo), entre outros representantes da sociedade civil organizada, para uma reunião na próxima semana. Também serão convidados o comandante do 8º Batalhão da Policia Militar (BPM), tenente coronel Fabiano de Souza e o delegado titular da 134ª Delegacia de Polícia (DP), Geraldo Rangel, para dar um esclarecimento aos empresários de como será feita a segurança nas cidades do interior.
Rebelião - A rebelião na penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, que começou no último domingo, foi controlada e os reféns foram liberados depois de negociações comandados pela Superintendência de Segurança da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). De acordo com a Seap, ao todo 18 pessoas chegaram a ficar reféns dos presidiários, sendo oito agentes da secretaria e dez detentos. (M.S.) (P.V.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS