NCZ intensifica combate ao Aedes aegypti em SJB
21/02/2018 15:34 - Atualizado em 22/02/2018 16:17
Secom - SJB
Em função do aumento da quantidade de chuvas nesta época do ano, os agentes de combate às endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra intensificaram as ações contra o Aedes aegypti. Para evitar a proliferação do mosquito, visitas domiciliares estão eliminando possíveis focos e orientando sobre não deixar água acumulada.
“É preciso que a população entenda que o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya se reproduz em água parada dentro ou fora das residências. Por isso é fundamental que os moradores fiquem vigilantes e não deixem água acumulada”, alertou o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), Marcos Machado.
– Identificação de focos; aplicação de larvicida ou soltura de peixes em alagados; tratamento de bueiros; aterro de algumas áreas alagadas com maiores potenciais de focos de mosquitos; campanhas educativas de panfletagem e informativa sobre os cuidados necessários para combate do vetor; recolhimento de pneu; e tratamento perifocal com pulverizador costal motorizado e carro fumacê passando nas localidades; estão entre as ações desenvolvidas – completou Marcos.
Visando o acesso às residências de veranistas, que ficam fechadas na maior parte do ano, foram realizados neste início de 2018 mutirões contra o Aedes aegypti nas praias de Atafona, Grussaí e Açu. “Nossa meta, é através deste trabalho preventivo contra o mosquito Aedes aegypti, continuar contribuindo para o município apresentar resultado satisfatório no LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, como 0,6 em janeiro de 2018”, finalizou o diretor do NCZ. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS