Prefeitura de SFI e MEC ofertam cursos gratuitos
- Atualizado em 15/02/2018 16:55
Prefeitura de SFI
Prefeitura de SFI / Divulgação
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio de parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e o Ministério da Educação (MEC), está ofertando formação profissional de forma gratuita através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ao todo são 73 cursos com carga horária de 160 horas. Os interessados devem procurar a sede da SMTDH, situada na avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro da cidade, para se inscreverem até o próximo dia 19 de março. Cada candidato poderá escolher apenas um curso.
Por meio do Pronatec são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional – para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, e cursos técnicos subsequentes – para quem já concluiu o ensino médio, nas modalidades presencial e a distância. A oferta será feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se submeteram ao Edital de Chamada Pública nº 79/2016 para oferecer os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.
Podem se candidatar aos cursos todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos. Será dada preferência aos que atenderem a um dos seguintes requisitos: sejam estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas; comunidades quilombolas; e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Requisitos – Para realizar a inscrição é preciso levar um comprovante de residência, carteira de identidade, CPF e informar o número de um telefone e e-mail para contato. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS