Menos ônibus para estudantes
Jéssica Felipe 19/02/2018 22:21 - Atualizado em 21/02/2018 14:31
O primeiro dia do ano letivo foi um desafio para os estudantes de Campos. Além dos atrasos de algumas linhas e da paralisação da São Salvador, a São João limitou a gratuidade estudantil em quatro passageiros por ônibus. Alegando fornecer veículos exclusivos para estudantes nos horários de maior movimentação, a empresa não permitiu a entrada de alguns nos veículos convencionais.
Para os alunos de várias escolas, o problema foi comum. David de Souza, 16 anos, saiu de casa, no Aeroporto, às 11h30 para pegar o ônibus para o Centro. “Dei sinal duas vezes e não pararam. Logo veio a van aí eu peguei. Se não fosse isso eu chegaria atrasado”, relatou o estudante do Liceu de Humanidades de Campos.
Paulo Pinheiro
No XV de Novembro, além da mudança da São João, alunos reclamaram do atraso nas linhas da Rogil. De acordo com a portaria da escola, vários estudantes chegaram cerca de meia hora depois do horário de entrada. A equipe da Folha da Manhã tentou contato com o representante da empresa citada, que também é presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campos, Gilson Menezes, que não quis falar sobre a situação.
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que nesta segunda-feira, durante a operação de transporte irregular, foi apreendido um ônibus da empresa São João, exatamente por restringir gratuidade. “A falta de cumprimento da lei relativa à gratuidade no transporte coletivo para estudantes é garantida por lei e não pode ser impedida, deste modo, o IMTT continuará realizando fiscalização diariamente e já foi intensificada. Identificado qualquer impedimento ao embarque legal, a empresa flagrada na irregularidade será multada e poderá ter o carro apreendido”, reforçou o órgão.
A Viação São João alegou ter comunicado a decisão através de ofício ao IMTT, à prefeitura, e aos departamentos de Educação, protocolados em janeiro de 2018. José Maria Junior, representante da empresa, considerou que a mudança não desobedece nenhuma lei, a partir do momento que os alunos serão atendidos nos horários de aula, devidamente uniformizados e portando carteira escolar por ônibus exclusivos.
A lei municipal 8754/2017 garante a gratuidade aos alunos da Rede Pública, em dias letivos. Sobre a São Salvador, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Roberto Virgílio, confirmou que a paralisação segue sem previsão de retorno. Como representante da classe, o sindicato está movendo uma ação judicial em prol dos funcionários da empresa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS