Estado confirma novos casos de febre amarela
19/02/2018 20:55 - Atualizado em 20/02/2018 18:34
Vacinação contra febre amarela
Vacinação contra febre amarela / Paulo Pinheiro
Os casos de febre amarela no estado do Rio de Janeiro não param de crescer e em dez dias 17 novas confirmações da doença foram feitas, resultando em oito mortes. Com os novos registros, já são 74 casos constatados neste ano, a maioria no Sul Fluminense e na Região Serrana. O informe epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (19) pela secretaria Estadual de Saúde revela ainda a morte de seis macacos com a doença, um deles em Araruama, na Região dos Lagos. Até agora, foram 11 animais encontrados mortos em 2018.
Com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra febre amarela no estado, a Secretaria de Estado de Saúde vai realizar no dia 3 de março, um novo Dia D de vacinação contra a doença. A mobilização acontecerá nos 92 municípios e dá continuidade à estratégia da secretaria, iniciada no ano passado para imunizar cerca de 14 milhões de pessoas em todo o território fluminense. Até agora, já foram aplicadas cerca de 9 milhões de doses da vacina em todo o estado.
- Conseguimos mobilizar uma parcela importante da população, no ano passado fomos o estado que mais vacinou, com cerca de 5.5 milhões de pessoas imunizadas, hoje já temos 9 milhões. Agora o desafio é imunizar os outros 5 milhões que ainda não buscaram os postos de vacinação. Precisamos manter a população mobilizada e o Dia D é uma estratégia importante para isso. Assim como aconteceu em janeiro, todos os postos de saúde estarão abertos, as 29 UPAs estaduais também vão vacinar e teremos tendas montadas pela secretaria nas principais cidades ampliando os pontos de vacinação - afirmou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr
Em 25 de janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da região metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do estado estão sendo aplicadas doses padrão da vacina.
Estratégia - Em janeiro de 2017, a Secretaria de Saúde adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS