Polícia investiga falsificação de documentos
14/02/2018 21:09 - Atualizado em 16/02/2018 15:32
A Polícia Civil de Campos investiga um esquema que envolve falsificação de selos de autenticação de cartórios em vários municípios do Estado do Rio. Os documentos falsificados – a maioria Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (o chamado verdinho) e Documento Único de Transferência (DUT) - têm sido apresentados à Pátio Norte, empresa que administra o depósito municipal, na tentativa de retirar carros apreendidos. Somente este ano, já foram cinco casos, sendo que uma pessoa chegou a ser autuada em flagrante.
De acordo com o delegado Geraldo Rangel, da 134ª Delegacia de Polícia, as investigações estão bastante adiantadas e mostram que os falsificadores estão atuando em vários municípios. “Não podemos revelar detalhes das investigações, mas posso garantir que estão adiantadas. Já foram identificados documentos falsificados de municípios como Bom Jesus do Itabapoana e até Rio de Janeiro. O fato de a empresa fazer a conferência dos documentos é que tem ajudado a descobrir esses casos”, afirmou.
Sócio-gerente da Pátio Norte, Luiz Maurício Teixeira de Almeida explicou que os casos começaram a aparecer no final de 2015, mas de maneira muito esporádica. Porém, o número tem aumentado. Enquanto em 2015 foram dois casos, em 2016 foram registrados oito, ano passado 10 e, em 2018, até esta quarta-feira foram cinco.
Segundo ele, quando uma pessoa vai à empresa para retirar um carro apreendido, é feito uma consulta nos sites oficiais para verificação e conferência. “Havia documentos com falsificações mais refinadas, mas também com algumas grosseiras, como um selo do 3 ofício de Bom Jesus, sendo que lá só existem o 1 e 2 ofícios. Também já pegamos do 5 ofício de Botafogo, no Rio, cujo cartório também inexistente”, disse, acrescentando que já houve falsificação de procuração do suposto proprietário.
Luiz Maurício ressalta que a verificação feita pela empresa é uma segurança para o proprietário dos veículos: “Já imaginou se chega uma pessoa com um documento falso, se dizendo dono de um determinado veículo e depois chega o verdadeiro proprietário?”.
Os veículos são apreendidos pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal por apresentarem algum tipo de irregularidade. Eles são levados para o depósito do Pátio Norte, localizado às margens da BR 101, em Ururaí.
Uma vez apreendidos, os proprietários têm o prazo de três meses para fazer a regularização dos documentos e fazer a retirada dos mesmos, caso isso não ocorra, os veículos vão a leilão, que é realizado pela própria empresa. O resgate do veículo pode ser feito antes do início da venda, após comprovação do pagamento de todas as taxas (diária, reboque e eventuais multas).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS