Prefeitura combate assédio à mulher durante os desfiles
- Atualizado em 09/02/2018 18:56
Secom
Com um trabalho voltado para a cidadania feminina, através do enfrentamento à violência contra a mulher, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, lançou, na quinta-feira (8), campanha de conscientização contra o assedio à mulher no Carnaval.
A ação foi durante o Baile de Carnaval da Guarda Sênior, a partir das 15h, na praça Veríssimo de Melo. De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, a população irá receber orientações e folhetos explicativos com frases como “Minha folia, minhas regras” e “Todos juntos por um Carnaval sem assédio”.
— Acreditamos que a violência é um fenômeno da sociedade, tem muito impacto na vida das brasileiras. Por conta do machismo, a mulher ainda é a maior vítima de violência e isso precisa mudar — frisou Jane.
A coordenadora lembra que as denúncias de assédio contra a mulher durante o Carnaval aumentam significativamente. “O Carnaval é um momento de diversão e Macaé hoje resgata uma antiga tradição, que é o Carnaval de Rua. E é importante alertar os foliões de que depois do ‘não’ é tudo assédio”, assinala Jane.
Onde denunciar
As mulheres que se sentirem violadas podem fazer as denúncias pelo telefone 180 ou podem acionar a Patrulha Maria da Penha pelos telefones 0800 282 2108, (22) 99707-2085 e (22) 2796-1328, que funcionam 24 horas.
Além disso, podem procurar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua São João, número 33, Centro (ao lado da Delegacia Legal). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS