O secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, deputado Christino Áureo recebeu na tarde dessa terça-feira (23) em seu gabinete, no Palácio Guanabara, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Baltazar. Na pauta, melhorias para a população do município e novos cenários para a economia da região. Para Christino Áureo, com a homologação do Plano de Reajuste Fiscal, o governo do estado começará a respirar. Além de ter conseguido colocar o pagamento dos servidores em dia, ele acredita que haverá alguns investimentos fundamentais para o desenvolvimento do estado.
— Esse plano foi muito difícil de ser elaborada, pois o estado do Rio foi o primeiro a propor e aderir a esta legislação que servirá para diversos outros estados do país. Nossa arrecadação sofreu uma queda brutal, especialmente pela crise do petróleo. Hoje, o segmento começa a dar ares de recuperação, e com suspensão do pagamento das dívidas por parte do estado, teremos um fluxo de caixa menos justo em 2018 – ressaltou o secretário.
Christino Áureo fez questão de ressaltar que não será um ano de grandes investimentos.
— Estamos iniciando o nosso ponto de virada, 2018 ainda será um ano muito difícil, mas todos os analistas econômicos enxergam uma recuperação da economia. O setor petrolífero vem reagindo bem e as medidas que tomamos para atração de novos investimentos já refletem no mercado offshore. Outras ações importantes como a chamada Lei da Moda, que incentiva o segmento de confecções, assim como diversos outras legislações estão contribuindo para a retomada. Não podemos deixar de citar o investimento do Banco Mundial no programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável. São recursos que vão direto para o bolso do produtor – afirmou o secretário.
Christino acrescentou que é um momento para os municípios da região buscarem novos investimentos. “Estou me colocando a disposição do prefeito para colaborar no que for possível”.
Na ocasião o prefeito fez uma série de reivindicações ao secretario, entre elas recuperação das RJ 106, no trecho entre Macaé e Rio das Ostras e da RJ 162, que liga Rio Dourado ao Centro do município. Ele pediu ainda uma autonomia maior na delegação destas estradas estaduais que passam pelo perímetro urbano do município.
— Viemos aqui para solicitar a colaboração do secretário em áreas como educação, desenvolvimento e infraestrutura, mas viemos também agradecer a liberação de recursos para os nossos produtores rurais, assim como a recuperação e drenagem de estradas vicinais – afirmou Carlos Augusto. (A.N.)