Uma tartaruga foi encontrada morta no Pontal de Atafona, em São João da Barra, na tarde desta quinta-feira (18). De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM), do Porto do Açu, fez a retirada do animal da orla da praia. As causas da morte ainda são desconhecidas.
O mamífero, de aproximadamente 50 centímetros, é da espécie tartaruga-verde que é uma tartaruga marinha com um corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras.
O animal é de cor clara, exceto em sua carapaça onde os tons variam do oliva-marrom a preta, no Pacífico Oriental. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de ervas marinhas.
A Prumo informou que todos os animais encontrados são removidos e encaminhados para necropsia na base do PMTM que, desde 2008, monitora diariamente 62 km de praia registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. Todos os dados colhidos são prontamente encaminhados ao Projeto Tamar.