Festa de Santo Amaro começa nesta sexta em SJB
11/01/2018 19:57 - Atualizado em 16/01/2018 15:59
A festa de Santo Amaro tem programação nas praias de Açu e Grussaí, na cidade de São João da Barra. Os festejos começam nesta sexta e vão até o dia 15, data dedicada ao santo católico. No Açu, os moradores festejam o santo que tem a devoção trazida pelos monges do Mosteiro de São Bento. Em Grussaí, a festa já é tradição e reúne moradores da região e veranistas. A programação será aberta com missa com orações de Cura e Libertação celebrada pelo padre Maxiliano Barreto.
— A devoção a Santo Amaro começa na Baixada Campista, mas logo é difundida para a praia do Açu, onde foi construída a capela. Foi um trabalho desenvolvido a partir do Mosteiro de São Bento e com a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário que atendia a região, e com isso a organização da festa para o santo — observa o pesquisador Ricardo Gomes.
Levantamento feito no Mapeamento Cultural de São João da Barra, em Grussaí a história contada por muitos moradores é de que foram os portugueses que construíram a primeira capela de Santo Amaro, que ainda era de palhão e madeira, mas foram surgindo algumas famílias que passaram a ter devoção e se interessaram na construção de uma igreja.
Foi um homem chamado Ademar Laranjeira que, em 1924, decidiu trazer um construtor português para construir a primeira igreja de Santo Amaro. Lourenço Augusto Russo chegou de Portugal e fez a primeira capela, construída com um espaço maior e colocou a torre. Anos depois, no início da década de 50, ela foi ampliada por João Gaia, que recebeu a chave para ser o zelador.
— A esposa de João, Maria das Dores, contou que ele via a necessidade de crescer, já que muitos devotos e veranistas participavam das festividades no dia do santo. Ela lembrou ainda que com uma enchente e muita ventania, a igreja ficou destruída, sendo novamente reformada — completou Flávio Martins. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS