Usuários reclamam dos ônibus para SJB
Jéssica Felipe 09/01/2018 20:18 - Atualizado em 16/01/2018 15:57
Mesmo com a intervenção do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) nas linhas de ônibus entre Campos e São João da Barra, que completa quase um mês, o cenário não aparenta ser dos melhores na região. Usuários continuam insatisfeitos com o serviço de transporte público entre os municípios, que tem sido prestado pelas empresas Brasil e Auto Viação 1001 conforme estabelecido pelo Detro-RJ. A intervenção também chegou a render dois protestos por parte de funcionários da empresa Sanjoanense Campostur, que era responsável pelas linhas intermunicipais.
Muitas das reclamações atuais são semelhantes as que eram feitas à empresa anterior, entre elas, atraso dos ônibus, limitação de horário, duração de viagem, e serviço aos finais de semana. “Eu ontem (segunda-feira) fui pra São João da barra no ônibus da 1001, um ônibus destes mais antigos. Um ar condicionado que não refresca nada, o povo suando dentro do ônibus. Sem contar que fiquei mais de uma hora e meia na rodoviária de São João da Barra para voltar. O ônibus da Brasil em Venda Nova passou 9h40 e o próximo seria só 12h00”, disse a campista Joice Nunes.
A usuária Nayara Manhães também opinou: “O pessoal está dividido quanto à volta da Campostur, simplesmente porque a 1001 não aceita o passe (estudante e professor) e com o Rio Card, somente na rodoviária! Muitas pessoas que trabalham em SJB e moram em Campos estão pagando passagem”.
Em nota, a Auto Viação 1001 informou que “a grade de horários determinada vem sendo cumprida regularmente. Pode, de forma muito pontual e não diária, ocorrer algum descompasso na operação em virtude de trânsito ou outros fatores, mas isso não reflete na totalidade do serviço”. Sobre o tempo de viagem a empresa justificou que “começou a operar a linha e está se adaptando as suas características. Ao contrário de outras linhas operadas pela 1001, onde o RioCard é utilizado pela grande maioria das pessoas, nessa linha entre Campos e São João da Barra, ainda há bastante utilização do dinheiro como forma de pagamento. Isso acaba impactando no tempo de viagem, mas a empresa está trabalhando para melhorar essa questão”.
A 1001 acrescentou ainda que “cumpre a grade de horários determinada quando assumiu emergencialmente a linha, que é diferente da antiga empresa. A empresa já está reavaliando os pontos de embarque para melhor atender a necessidade dos passageiros”.
Já o Detro-RJ colocou que as demandas apresentadas pelos usuários foram encaminhadas para a fiscalização, para que sejam apuradas. “Ressaltamos que a fiscalização vem acompanhando o período de transição e que as reclamações dos usuários encaminhadas para nossa Ouvidoria são de grande importância para realizar os ajustes necessários”. O detro disponibiliza aos usuário o telefone (21) 3883-4141, e-mail [email protected] ou WhatsApp Fale Detro (21) 98596-8545.

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